Esparta e Atenas

Funeral-Oration-Pericles-e1341757935291
Atenas priorizava a formação intelectual de seu povo: vemos o florescimento da poesia, teatro e filosofia. 

Esparta e Atenas, ao mesmo em que foram as principais cidades gregas, também representaram uma das maiores antíteses de toda a Idade Antiga. As duas cidades eram bastante divergentes em vários pontos: a maneira de fazer política, a importância da guerra, o valor das artes e da cultura, entre outros aspectos. Tal realidade é uma prova viva da existência de uma civilização grega bastante heterogênea, com uma política descentralizada e povos de diferentes tradições.

Fundada pelos dórios durante o século IX a.C, Esparta era uma cidade totalmente diferente de todas de sua época. Na verdade, parecia mais um acampamento militar do que uma cidade propriamente dita. E essa era justamente a principal característica dos espartanos: os seus valores militaristas.

Para se ter uma ideia, os mesmos eram educados segundo uma rigorosa disciplina. Os soldados serviam ao exército dos 20 aos 40 anos e eram proibidos de exercer qualquer outra profissão. As mulheres também tinham um papel muito importante aos olhos da sociedade espartana, pois a estas cabia a tarefa de gerar indivíduos saudáveis para o combate, garantindo um futuro de glórias e conquistas.

esparta
Esparta tinha uma organização política essencialmente militar.

O objetivo da educação espartana era transformar seus cidadãos em guerreiros fortes, obedientes e competentes. Foi por meio da guerra que Esparta conquistou diversos territórios.

A sociedade era dividida em espartanos, descendentes dos dórios e únicos a ter direitos políticos, periecos, descendente dos aqueus que exerciam atividades ligadas ao comércio e artesanato, e os hilotas, escravos de guerra.

A começar pela sua fundação, Atenas já se diferenciava de Esparta, tendo sido fundada pelos jônios. Os atenienses sobreviviam principalmente da agricultura, apesar de seu relevo acidentado, pesca e comércio marítimo. A sociedade ateniense era dividida em eupátridas (grandes proprietários de terra), georgóis (pequenos proprietários), dimiurgos (artesões especializados) e escravos.

Diferentemente de Esparta, que focava na guerra, nos treinamentos e exercícios militares, Atenas valorizava a educação de seu povo. Ao contrário de priorizar somente o corpo, privilegiavam o equilíbrio entre o corpo e a mente. Isso fez com que a cidade tenha se transformado em um centro cultural e intelectual de sua época. É em Atenas que surge a filosofia e a democracia, aspectos que transformaram a cidade no berço de todo o Mundo Ocidental.

Saiba mais: A cultura gregaCivilização grega Guerras Médicas

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
sergio atanaz
sergio atanaz
30 de maio de 2022 16:01

Ótimo me ajudou muito em minhas .pesquisas

Duhab
Duhab
5 de agosto de 2019 15:21

ficou ótimo ate mesmo para quem estava com uma felicidadezinha no povoamento de Esparta e Atenas.

Zelia
Zelia
22 de maio de 2019 19:14

Muito objetivo, diretos no que se deve saber e dominar no conteúdo de Esparta e Atenas: Esparta_ guerra. Atenas_ cultura

Maria Luiza
Maria Luiza
14 de maio de 2019 20:48

E muito bom mas faltou complementar

Joyce Barbosa
Joyce Barbosa
26 de novembro de 2018 13:06

gostei muito e me ajudou bastante

Danny
Danny
19 de novembro de 2018 09:55

Gostei muito

Pedro
Pedro
5 de setembro de 2018 16:57

Obrigado por ajudar eu na minha pesquisa

vcs não querem saber
vcs não querem saber
5 de setembro de 2018 10:34

valeu vcs me ajudaram muito

sah
sah
5 de setembro de 2018 10:08

me ajudou muito

EDNA FERREIRA BRANDAO
EDNA FERREIRA BRANDAO
17 de março de 2023 22:03
Reply to  sah

Estou enriquecendo meus conhecimentos. Gratidão