Invasões Francesas no Brasil

Invasões Francesas no Brasil
Quadro de Benedito Calixto mostrando o padre Manuel da Nóbrega benzendo a esquadra que iria combater as invasões francesas no Brasil.

As invasões francesas no Brasil tiveram como contexto a formação da União Ibérica, quando muitas nações que eram inimigas da Espanha passaram a atacar as colônias de Portugal com o pretexto de atingir indiretamente os espanhóis. Fora isso, o óbvio interesse econômico pelo pau-brasil levou muitos europeus a contrabandearem a preciosa madeira pelo litoral brasileiro.

Contudo, a política dos governos-gerais implantada por Portugal acabou dificultando a ação dos contrabandistas. Além disso, os franceses tinham planos mais ambiciosos para a colônia portuguesa do que simplesmente o contrabando. Não reconhecedores do Tratado de Tordesilhas, defendiam a ideia de que as terras brasileiras deveriam pertencer a quem as ocupassem primeiro.

Tais fatores resultaram na tentativa francesa de colonização de parte do litoral do Rio de Janeiro (1555) – a chamada França Antártica – e da costa do Maranhão (1612), região que recebeu a denominação de França Equinocial.

A esquadra francesa que fundou a França Antártica foi comandada por Nicolas Durand de Villegagnon. Logo que chegaram à Baía de Guanabara, os franceses se aliaram aos índios tamoios e construíram o forte Coligny na ilha de Sergipe. A França Antártica ficou marcada pelas diferenças religiosas entre o protestantismo francês e os elementos católicos já existentes na região, um antagonismo que dominava a Europa na época. Os franceses foram expulsos da região somente em 1560, durante o governo-geral de Mem de Sá.

Outro exemplo de invasões francesas no Brasil se deu mais tarde, em 1612, no Maranhão, quando uma expedição francesa chefiada por Daniel de La Touche partiu do porto de Cancale, na Bretanha. Os franceses construíram o forte de São Luís – atual capital do Maranhão – como uma homenagem ao rei Luís XIII. A ocupação francesa no litoral maranhense se findou em 1615, com a Batalha de Guaxenduba.

União IbéricaPau-BrasilGovernos-GeraisInvasões Holandesas

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments