Pau-Brasil

Pau-Brasil
Mapa Terra Brasilis, 1519, representando o pau-brasil ao longo da costa da Mata Atlântica.

O pau-brasil é uma espécie nativa da região da Mata Atlântica. Também conhecida como ibirapitanga, como os índios a chamavam, a árvore pode atingir até 40 metros de altura. De sua madeira se obtém uma resina denominada brasileína, um corante avermelhado que por muitos anos foi amplamente usado pelos europeus na fabricação de tecidos de luxo.

De fato, a extração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica empreendida pelos colonizadores portugueses no Brasil. Naquela época, a madeira avermelhada do pau-brasil era um dos produtos de maior procura na Europa e, para a sorte de Portugal, nas terras brasileiras havia mais de 70 milhões de árvores daquela espécie.

A Coroa Portuguesa logo elaborou uma política de exploração de toda essa riqueza. Tal sistema baseou-se na concessão do direito de exploração da madeira a particulares, em troca de taxas e uma série de outras condições, como a edificação de fortalezas e o envio de embarcações à nova terra.

Muitos destes particulares, detentores do direito de exploração concedido pela Coroa, usavam índios como força de trabalho. Para convencê-los, ofereciam pequenas mercadorias e objetos, como espelhos, ferramentas e colares, objetos comuns na Europa, mas que chamavam a atenção e despertavam a curiosidade dos nativos. Tal prática ficou conhecida como escambo.

Os principais rivais dos portugueses no contexto da exploração do pau-brasil foram os franceses, que contrabandeavam a madeira com frequência. Portugal fez diversas tentativas de expedições “guarda-costas”, porém a maioria delas não obteve sucesso, haja vista a grande extensão do litoral brasileiro.

Por volta de 1530 a madeira brasileira já não mais conseguia atender à demanda europeia. Mesmo assim, tal comércio durou até o século XIX.

Saiba mais: Descobrimento do BrasilBrasil Colônia

guest
27 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano Sadagurschi
Luciano Sadagurschi
17 de novembro de 2019 15:52

q legal

Luciano Sadagurschi
Luciano Sadagurschi
17 de novembro de 2019 15:52

muito bom esse site

Mário
Mário
16 de outubro de 2019 20:30

Obrigada história de tudo me ajudou muito

Leticia
Leticia
19 de setembro de 2019 17:53

Esse site é muito bom me ajuda muito com as 😘😘

maari
maari
12 de setembro de 2019 19:22

esse site é simplesmente incrivel

Mikael
Mikael
30 de agosto de 2019 11:10

Gostei do site me ajudou

Alice assis
Alice assis
26 de agosto de 2019 16:42

obg me ajudou muitooooo

Helicelma
Helicelma
5 de julho de 2019 20:58

O proposito da representatividade do conteúdo para a questão é bastante didática e explicativa.

ALLAN
ALLAN
27 de março de 2019 16:25

Um dos melhores sites que eu já entrei