“Mulher com Violão”, de Georges Braque (1913), um dos maiores representantes do Cubismo.
O cubismo foi um movimento artístico surgido em 1909 que teve uma grande importância para a arte ocidental, pois acabou modificando de forma drástica os padrões artísticos da época e quebrando vários paradigmas. Suas ideias centrais se originaram por meio do estilo de Paul Cézanne (1839 – 1906), artista que utilizava formas geométricas (cilindros e esferas, por exemplo) para retratar a natureza.
Entretanto, os pais do movimento são, sem dúvida, Pablo Picasso (1881 – 1973) e Georges Braque (1882 – 1963). O próprio nome da nova vertente se originou a partir de uma crítica feita por Louis Vauxcelles a uma obra de Braque. Segundo o crítico, o que ele via era uma “realidade em cubos”.
A principal característica do cubismo é a retratação do espaço por diversos ângulos ao mesmo tempo, minimizando a necessidade de haver fidelidade com a realidade. O cubismo rejeita a ideia de outros movimentos anteriores, como o impressionismo, de retratação da natureza. O próprio Georges Braque afirmava: “Não se imita aquilo que se quer criar”. Além da preponderância das formas geométricas, também podemos citar como característica do cubismo o uso da luz e da sombra.
O movimento é dividido em duas fases. A primeira delas é o cubismo analítico (1909), caracterizado pela fragmentação de todos os elementos presentes em uma obra, o que tornava enxergar figuras concretas algo quase impossível. A outra fase do movimento é o cubismo sintético (1911), o qual se diferenciou do cubismo analítico pelo fato de retratar formas mais perceptíveis.
Além de Picasso e Braque, podemos citar outros importantes artistas do movimento, como Robert Delaunay (1885 – 1941), Raymond Duchamp-Villon (1876 – 1918), Fernand Léger (1881 – 1955) e Albert Gleizes (1881 – 1953). No Brasil, Tarsila do Amaral (1886 – 1973), Vicente do Rego Monteiro (1899 – 1970) e Antonio Gomide (1895 – 1967) foram artistas grandemente influenciados pela arte cubista, cujo declínio se deu a partir de 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial.
Saiba mais: Impressionismo – Abstracionismo – Futurismo
Demasiado simplista e não perceptivel a quem não esteja ambientado com a historia da arte.
A definição do cubismo sintetico é embaraçosa. Não diz nada.
Atenção que, estudantes em anos de iniciação escolar, recorrem a este site . Percebo o vosso esforço, mas seria importante uma definição mais detalhada como fizeram com cubismo analítico.
Obrigado pela atenção
como posso fazer um desenho cubista facil
Peque varias fornas geométricas, em papelão faz montagens, formal ou aleatória e vai fotografando. Depois escolhe as mais simpáticas. e ou tb pega formas solidas caixas latas e outras, faz montagem e fotografa e escolhe as mais simpáticas.
Muito legal esse texto
nicce me ajudou no meu trabalho de artes #_# thanks
Eu também
muito bom esse site
Muito bom! Me ajudou muito no meu teste de artes, obrigada 🙂
De nada gata linda <3