Em linhas gerais, podemos dizer que abstracionismo nada mais é do que a retratação artística de algo sem que haja uma forma definida ou uma realidade concreta. Esse conceito também pode se referir à arte criada no início do século XX, resultado do movimento das vanguardas europeias e de sua intenção de fugir dos padrões da arte acadêmica.
O abstracionismo como estilo artístico se caracteriza pela supressão da realidade e da perspectiva, pela simplificação das formas e pela representação figurativa das coisas. Aqui, não se busca a simples retratação da natureza concreta, mas sim, a criação de uma linguagem visual, dotada de suas próprias interpretações. O artista é livre para se expressar e criar composições independentemente das referências visuais reais do mundo externo, saindo do real e partindo para o imaginário.
De fato, é possível perceber certas características do abstracionismo no cubismo. Muitos criam que as obras cubistas eram abstratas, na verdade. Entretanto, o abstracionismo vai bem mais além, pois podemos observar que certas obras cubistas retratam figuras e objetos bastante identificáveis, algo que não ocorre na arte abstrata.
O abstracionismo foi responsável por nortear grande parte da arte desenvolvida nas décadas seguintes à sua criação. Entre seus principais representantes, podemos citar Wassili Kandinsky (1866 – 1944), Franz Mac (1880 – 1916), Kasimir Malevich (1878 – 1935) e Paul Klee (1879 – 1940). No Brasil, o movimento teve como principais representantes Manabu Mabe (1924 – 1997) e Tomie Ohtake (1913).
Saiba mais: Cubismo – Expressionismo – Impressionismo – Futurismo – Dadaísmo
quem redigiu esse texto?
Olá, Lya. O autor se chama Tiago Lopes e o artigo foi publicado no ano de 2011. 🙂
o bGUIO E LOKO
Muito loucooooo
cara bota as Características
Oi, Jp, tudo bem? As características do Abstracionismo estão no próprio texto: supressão da realidade e da perspectiva, simplificação das formas, representação figurativa das coisas, etc. 😉
muito legal