História da Expressão “Quinto dos Infernos”

Quinto dos InfernosA expressão “Quinto dos Infernos” tem a ver com o “quinto”, imposto odiado na época do Brasil Colônia.

Até o fim do século XVIII, o Ciclo do Ouro no Brasil desencadeou uma verdadeira corrida em busca do enriquecimento. Portugueses e brasileiros de todas as partes se moveram para as novas e promissoras regiões atrás de pedras preciosas.

Entretanto, logicamente a Coroa Portuguesa logo estabeleceu pesados impostos para lucrar com a atividade aurífera gerada: todo o ouro encontrado passou a ser encaminhado para as Casas de Fundição, derretido e transformado em barras, nas quais havia o selo da Coroa (uma espécie de autorização). Nesse processo já era cobrado um imposto: o “quinto”, o qual nada mais era do que a cobrança da quinta parte de todo o ouro encontrado.

Acontece que tal tributo era tão odiado pelos donos das minas auríferas, que passaram a chamá-lo de “o quinto dos infernos”, expressão que até hoje usamos bastante quando estamos possessos de raiva. De fato, a tributação excessiva de Portugal inclusive foi um dos motivos para a eclosão da Inconfidência Mineira em 1789.

Saiba mais: Incofidência MineiraCiclo do Ouro

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
Eduardo
11 de outubro de 2016 17:53

E hoje em 2016 o governo cobra 50% e diz que é pro nosso bem kkkkkkkk
Governo socialista e foda

LFSoares
LFSoares
20 de janeiro de 2017 15:01
Reply to  Eduardo

O que tem a ver socialismo com isso?

LuizO
LuizO
27 de março de 2017 09:26
Reply to  LFSoares

Como o que tem a ver socialismo com isso? kkkk

Poblema
Poblema
5 de novembro de 2018 21:25
Reply to  Eduardo

Bom a gasolina é vendida pra Bolívia a 1.50 pq é sem imposto e aq no Brasil pagamos mais de 5.00 acho q é um pouco mais de 50% não?

dddd
dddd
22 de fevereiro de 2019 14:59
Reply to  Eduardo

nada ver krido

Miriam Gonzaga
Miriam Gonzaga
9 de agosto de 2016 13:36

Muito obrigado pela explicação

Alessander
26 de janeiro de 2016 16:35

Eu já li a explicação dessa expressão de forma diferente: nessa mesma época o Brasil era visto como país de Quinta categoria pelos portugueses! E lá eles falam quinto! Então quando se referia ao Brasil eles diziam “eu não quero ir para o “Quinto dos infernos” tanto é que hoje falamos país de terceiro mundo…na época nós éramos quinto!

Thiago
Thiago
27 de março de 2017 20:22
Reply to  Alessander

Na verdade eramos a quinta colonia de portugal e o pais era quente p caramba, principalmente a capital, rio de janeiro. por isso quinto do infernos… e havia uma pena para os presos lah em portugal, serem presos, ou exilados para o brasil.. dai tbm a expressao “mandar para o quinto dos infernos”… nadaver com cobranca de impostos…