Os Vikings


Os Vikings ficaram conhecidos por suas conquistas e influência em toda a Europa.

Os vikings eram povos oriundos da região da Escandinávia (atual Suécia, Dinamarca e Noruega) que invadiram e exploraram grandes partes da Europa a partir do final do século VIII. Conhecidos por suas conquistas e pilhagens (“viking” vem da palavra vikingr, que significa “pirata”), tais povos se transformaram em verdadeiros invasores profissionais da Idade Média. No entanto, embora sejam tradicionalmente apontados pela literatura e cultura popular como guerreiros cruéis e sanguinários, os vikings não eram assim tão diferentes de outros povos.

De fato, a organização social vigente ali era bastante usual: ligados por laços familiares, viviam em clãs, sob a liderança de um rei. A vida era comunitária e todos deveriam ajudar nas tarefas diárias, de acordo com as especialidades de cada um. Politeístas, cultuavam sistematicamente vários deuses, tendo como principais divindades Odin, Thor e Njord. Nenhum deus era visto totalmente como bom ou mau; a religiosidade dizia respeito à ordem e ao caos, e não ao bem e mal.

As mulheres exerciam uma relativa posição de destaque na sociedade, afinal poderiam ser proprietárias de terras e inclusive se transformar em chefes da família caso não houvesse outro herdeiro do sexo masculino. Os vikings possuíam uma cultura militar muito forte, de forma que as crianças aprendiam a manejar armas desde cedo e eram estimuladas a resolver seus problemas com o uso da força física.

Devido ao crescimento da população escandinava, as terras cultiváveis se tornaram cada vez mais escassas e isso levou os vikings a buscarem novos territórios. Detentores de uma tecnologia imbatível para a época, tais povos produziam excelentes navios, aspecto que lhes proporcionava uma grande vantagem tática durante os confrontos militares. No auge de seu poder, foram capazes de colonizar a Islândia, invadir várias partes da França e Inglaterra. Também há indícios de que tal expansionismo os tenha levado ao Canadá, vários séculos antes de Colombo pisar na América pela primeira vez.

A partir do século XI, a resistência dos outros povos às invasões vikings aumentou consideravelmente. Além desta, podemos citar como causa para o declínio da civilização viking a cristianização de toda a Europa, aspecto que resultou em um grande enfraquecimento de sua cultura.

Saiba mais: Os bárbaros