História do Linux

História do Linux
A história do Linux se iniciou a partir da ideia de Linus Torvalds em criar um sistema no qual o usuário não ficasse preso às suas limitações.

Linux é um sistema operacional gratuito, sem nenhuma restrição, livre e que permite aos usuários a realização de modificações em seu próprio código.

O criador do sistema foi o finlandês Linus Torvalds, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia. Torvalds criou o kernel (principal programa de um sistema operacional) do Linux baseado em um modesto sistema chamado Minix.

Durante certo tempo, o finlandês trabalhou muito em cima da plataforma do Minix para desenvolver um novo sistema operacional no qual o usuário tivesse liberdade, não ficando preso às suas limitações. O resultado disso foi o Linux. No dia 5 de outubro de 1991 foi anunciada sua primeira versão: 0.02.

O nome do sistema, criado por Ari Lemmke, foi dado devido ao fato de o diretório do servidor FTP onde o kernel do Linux estava hospedado levar esse nome. Atualmente, programadores e especialistas do mundo inteiro têm ajudado Torvalds com o desenvolvimento do projeto do Linux, fazendo com que o movimento dos softwares livres ganhe força e proporção.

Saiba mais: História do WindowsHistória do Computador

Deixe um comentário

avatar