História da Internet

História da Internet
A história da internet se inicia na época da Guerra Fria.

Podemos definir internet como um conjunto de computadores interligados que possuem um conjunto de protocolos e serviços em comum. O que muitos não sabem é que ela, maior sistema de informação e comunicação já criado pelo homem, surgiu por acaso.

Durante a Guerra Fria entre EUA e URSS, tudo valia para garantir a vitória em uma possível e aguardada guerra propriamente dita. Para garantir o sistema de comunicação do serviço militar americano, a empresa ARPA, contratada pelos EUA, desenvolveu um sistema de redes batizado de Arphanet. A ideia era que este deveria permanecer funcionando mesmo na extrema hipótese de um eventual ataque com armas nucleares.

De fato, quando terminaram as ameaças soviéticas da Guerra Fria, o sistema criado se tornou inútil a tal ponto que deixou de ser secreto. A partir daí, acabou sendo estendido para várias cidades americanas e universidades, chegando também às casas dos estudantes.

Através do World Wide Web, o serviço de redes tomou enorme progressão, permitindo incorporar imagens, sons, animações e vídeos em websites. Posteriormente, foi idealizada uma nova localização de arquivos, na qual cada ambiente tem seu endereço, o qual pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

Atualmente, a internet deixou de ser uma questão de luxo ou um entretenimento a mais, passando a ser algo de extrema necessidade para a maioria das pessoas.

Saiba mais: História do ComputadorGuerra FriaSegunda Guerra Mundial

Deixe um comentário

avatar