História da Capoeira

História da Capoeira
A história da capoeira nos remete ao período da escravidão.

A história da capoeira está diretamente ligada ao período da escravidão no Brasil, no qual africanos eram escravizados e trazidos de seu continente para trabalhar sob condições humilhantes nas lavouras de cana-de-açúcar do nordeste brasileiro. Inicialmente, a capoeira pode ser definida como uma arte marcial que os escravos desenvolveram como forma de luta contra a opressão e os castigos aplicados pelos senhores de engenho.

Tal luta consistia principalmente no uso de pés e cabeça para a aplicação dos golpes. Como os europeus usavam somente os braços, tinham uma clara desvantagem em um eventual confronto direto com um capoeirista, fato que levou os senhores de engenho a proibir a prática da arte marcial entre os escravos.

Contudo, estes encontraram uma solução para tal proibição ao incorporar sua música com a capoeira, de forma que tudo parecesse uma espécie de dança típica aos olhos dos brancos. Os feitores viam aquilo e pensavam que os negros estavam apenas brincando; às vezes até achavam bonitas todas aquelas coreografias. Foi assim que, disfarçadamente, a capoeira sobreviveu a anos de proibição.

No Código Penal de 1890, por exemplo, a prática da arte marcial era punida com rigidez: prisão, trabalhos forçados e até deportação do acusado. A liberação da capoeira só se tornou realidade em 1934, durante o governo de Getúlio Vargas, quando uma apresentação do famoso mestre Bimba encantou o presidente e o fez, inclusive, a considerar a capoeira como um promissor esporte nacional.

Saiba mais: História do BerimbauAbolição da Escravatura

7
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
3 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
JoaoGrasielAna BeatrizJenniferJefferson Phillipi Silveira Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Joao
Visitante
Joao

Eu preciso encontrar mais dessas coisas pro meu trabalho de ed.física onde encontro mais?

Ana Beatriz
Visitante
Ana Beatriz

Foi bom para o meu trabalho amei

Jefferson Phillipi Silveira
Visitante
Jefferson Phillipi Silveira

Olá sou professor de capoeira e vi que tem uma parte da historia da capoeira faltando,tipo aonde fala do primeiro mestre da capoeira o Mestre BIMBA aqui devia falar mais sobre ele que tbm é uma parte da capoeira!.

Jennifer
Visitante
Jennifer

Verdade. Professor

livia
Visitante
livia

Isso foi muito bom para mim pq foi pro meu trabalho de escola 🏫

Ana
Visitante
Ana

Tambem

Grasiel
Visitante
Grasiel

O meu também kkkkk