Encilhamento

encilhamentoAgitação na Bolsa do Rio de Janeiro mediante o agravamento da crise gerada pela política do encilhamento.

Dá-se o nome de encilhamento à política econômica adotada pelo governo Deodoro da Fonseca logo nos primeiro anos da recém-criada república. Nessa época, durante o fim do século XIX, a economia brasileira era baseada majoritariamente na agricultura, especialmente no cultivo do café.

Todavia, mesmo diante da óbvia importância do setor agrícola, era crescente a percepção de que somente um efetivo processo de industrialização seria capaz de gerar modernidade e proporcionar um robusto desenvolvimento econômico. Outra realidade vista com preocupação era a existência de um sistema financeiro deficiente e arcaico, já que não havia papel-moeda suficiente para pagar o crescente número de trabalhadores assalariados, fato ocasionado pelo grande número de imigrantes que vinham trabalhar nas lavouras de café.

encilhamento
Rui Barbosa, criador da política do encilhamento.

Diante de todos esses desafios, o governo de Deodoro, por meio do então ministro da Fazenda Rui Barbosa, criou uma política econômica que visava intensificar o processo de industrialização e facilitar o desenvolvimento econômico por meio da introdução de modernos mecanismos financeiros. A ideia era simples: gerar papel-moeda, conceder empréstimos sem restrições e permitir a livre emissão de créditos monetários pelos bancos.

Entretanto, tais políticas acabaram tendo o efeito contrário, desencadeando uma grave crise econômica. Na verdade, houve uma emissão de moeda acima do necessário, criando uma inflação descontrolada. Os devedores não conseguiam pagar os bancos, que quebravam mediante o alto volume de empréstimos concedidos sem a menor prudência. Como não havia fiscalização, muitas empresas fantasma lançavam seus títulos na bolsa sem o mínimo de fundamento, o que gerava especulações, prejuízos e uma desordem generalizada.

Rui Barbosa permaneceu à frente da direção da economia brasileira até o início de 1891. De fato, os problemas desencadeados pela política do encilhamento só começaram a ser atenuados por meio de um maior controle na emissão de moeda durante o governo de Campos Salles, a partir de 1898.

Saiba mais: Governo Prudente de MoraisRepública Oligárquica

Deixe um comentário

avatar