História do Xampu

História do Xampu

A história do xampu se inicia na Alemanha, em 1890, período em que as pessoas ainda utilizavam sabonetes para lavar os cabelos. O primeiro xampu na verdade consistia em uma variação do detergente. Somente após a Primeira Guerra Mundial é que o produto começou a ser comercializado em grande escala, como limpador de cabelos.

Seu nome surgiu na Inglaterra em meados do século XVIII, época em que a cultura e arte indiana estavam em alta. O termo “xampu” partiu da palavra hindu “champo”, que significa “massagear”, uma alusão ao método que as pessoas aplicavam o produto.

Contudo, até então os xampus eram muito parecidos: todos continham tensoativos, substâncias que alteram a superfície de contato entre dois líquidos e provocam a limpeza do cabelo. A partir do século XX é que diferentes tipos de xampus começaram a ser elaborados para cada tipo de cabelo. Para baratear o preço final do produto, também foi a partir desse período que começaram a produzir o xampu por meio de produtos sintéticos.

Saiba mais: Primeira Guerra Mundial

Deixe um comentário

1 Comentário em "História do Xampu"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Emidario
Visitante

Pesquisei quando chegou o primeiro xampu ou shampoo no brasil fiquei na dúvida mim parece que foi seda mel em 1984 foi isso mesmo se tiver a resposta nos envie

wpDiscuz