Dia de Finados

Dia de Finados
O Dia de Finados surgiu a partir de antigas tradições celtas.

Em 2 de novembro, muitas pessoas comemoram o Dia de Finados, data criada para homenagear os entes queridos que já faleceram.

No início da história da Igreja, os cristãos rejeitavam totalmente a ideia de relacionamento com mortos. Nessa época, o pensamento predominante era o de que as almas simplesmente ficariam adormecidas até o momento do julgamento final. No entanto, ao mesmo tempo em que o cristianismo era difundido pela Europa, acabava anexando elementos de outras culturas. Acredita-se que a tradição do Dia de Finados tenha surgido a partir dos celtas, povos que acreditavam na vida após a morte e separavam uma data anual para homenagear e evocar os mortos.

Assim, da mesma forma que faziam certas sociedades da antiguidade, os cristãos passaram a rezar pelas almas dos falecidos, acreditando que estes necessitariam de orações, já que estavam passando pelo processo de purificação conhecido como Purgatório. A partir do século V, a Igreja destinou uma data específica para isso, embora esta não tenha sido uma prática muito corriqueira.

De fato, pode-se dizer que o grande responsável pela popularização do costume de orar pelos entes que já se foram foi o monge beneditino Odilo de Cluny, o qual determinou no ano de 998 que todos os membros de sua abadia fizessem preces por essas pessoas. Nascida na França, a tradição acabou se propagando por toda a Europa, até que o Dia de Finados foi oficializado durante o século XI, por meio dos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX. Já a data (dia 2 de novembro) foi estabelecida mais tarde, no século XIII.

Curiosidade: No Brasil, o Dia de Finados é uma data triste, afinal as pessoas lembram de seus entes e sentem saudades. Já no México, é tudo diferente! Os mexicanos realizam festas com muitos banquetes, pois acreditam que nesse dia as almas das pessoas voltam para fazer uma visita a seus familiares e amigos.

Saiba mais: História do Halloween

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
aleph
aleph
25 de outubro de 2019 15:42

essa não é a origem do dia de finados. ponto. vcs estão errados e superficiais.

Rubens sales
Rubens sales
3 de novembro de 2018 09:30

Muito interessante saber como surgiu a data

Carvalho
Carvalho
2 de novembro de 2018 13:13

Quem fazia culto aos mortos e invocavam os espíritos dos mortos eram os africanos do Egito. Cm o tempo as nações foram se misturando e copiando o q outros fazem. Nenhum cristão nunca fez oração por mortos, a os Italianos d Roma fundaram uma igreja cm alguns princípios cristãos e saíram introduzindo todos os costumes dos povos pagãos pra atrair pra religião deles o maior numero possível. Isso eh estratégia política d controle da população e um meio inesgotável d absorver dinheiro. Cristão significa quem faz culto e orações so a Cristo. Os outros são os outros. A biblia eh… Read more »

Debora
Debora
13 de abril de 2020 13:28
Reply to  Carvalho

isso mesmo, so existe uma verdade. A BIBLIA

fabi lima
fabi lima
6 de novembro de 2017 13:06

Ótimo resumo muito bem explicado o melhor que já li até agora PARABÉNS!!!Adorei

Luiz Carlos Inácio de Souza
Luiz Carlos Inácio de Souza
2 de novembro de 2017 13:30

Se alguém quiser mandar flores ou me visitar que os façam enquanto estou vivo, pois assim um dia posso retribuir, pois depois de morto, não vejo nada, não sinto nada pois os mortos estão consios.

HACKERANONIMO
HACKERANONIMO
19 de novembro de 2017 18:10

a mais pura verdade!! De que adianta homenagear uma pessoa se ela ja morreu, por que nao aproveitar enquanto ela esta viva…

Carvalho
Carvalho
2 de novembro de 2018 13:18

Entre na discussão…pode cre. Pessoal q vive fazendo ritual satanista em cemitérios à milênios q inventaram isso e o povao cego ainda tem coragem d fazer oração pra defunto. E ainda se acham cristaos. Se eh uma pratica d quem faz magia negra, como q a pessoa se do cristã???? Quer honra a pessoa?? Q faça em vida.

silenio
silenio
2 de novembro de 2017 09:46

silenio -02/11/2017
Se essa data é destinada a homenagear os familiares que já partiram, as famílias deveriam estar preparadas para os receberem de volta em suas casas, de cora- ção aberto à fraternidade e com muita alegria, pois a morte não existe e a vida é
eterna. Por que ir ao cemitério?…, só se for para ajudar a libertar alguma alma presa lá.

paulo guilherme dias
paulo guilherme dias
2 de novembro de 2017 06:39

VELAS NÃO PODE ILUMINAR O CAMINHO DE QUEM MORREU, POR QUE SÓ A DOIS, O CÉU E O INFERNO.
QUEM MORRE SEM CRISTO ESTA NO INFERNO AGUARDANDO O JUIZO FINAL MAS, QUEM ESTA NO CÉU SERÁ JULGADO PELO TRIBUNAL DE CRISTO AS SUAS OBRAS, DEPOIS VIVER ETERNAMENTE.

Juliana
Juliana
2 de novembro de 2016 12:55

Eu sou evangélica. vou lá coloco velas e só.
Mas a historia e interessante.

Rubens
Rubens
2 de novembro de 2016 14:48
Reply to  Juliana

Pra que as velas?

Alex
Alex
2 de novembro de 2016 19:08
Reply to  Juliana

Se vc fosse evangélica , vc não ia lá colocar velas,

Bel gabriel
Bel gabriel
2 de novembro de 2018 09:31
Reply to  Alex

Concordo

nyna
nyna
2 de novembro de 2016 09:31

otimo texto