História do Halloween

história do Halloween
A história do Halloween começa no século V a.C, por meio das tradições celtas.

Celebrado no dia 31 de outubro, o Halloween (Dia das Bruxas) é uma festa comemorativa bastante popular nos países anglo-saxões. Nesta data, as crianças se fantasiam de monstros e outras coisas horripilantes e saem de casa em casa pedindo doces dos mais velhos. Quem não tem ou não quer dar as desejadas guloseimas para a criançada é “punido” com travessuras, como ter seus tapetes trocados ou seu quintal repleto de papel higiênico, por exemplo.

De fato, a história do Halloween começa no século V a.C, época em que os celtas, povos habitantes das Ilhas Britânicas, realizavam uma grande festividade para comemorar as boas colheitas e a passagem do ano novo.

Durante o festival de Samhaim, como ficou conhecido, tais povos acreditavam que as almas dos mortos retornavam e tentavam se apoderar dos corpos das pessoas. Assim, para assustar e espantar os espíritos maus, colocavam objetos assustadores em suas casas, como pedaços de ossos e caveiras. Durante o processo de ocupação das terras europeias, essa tradição acabou se disseminando por todo o continente.

No entanto, por ter um caráter essencialmente pagão, a festividade passou a ser condenada pela Igreja Católica durante a Idade Média, tendo muitos de seus praticantes condenados à fogueira pela Santa Inquisição. Foi assim que surgiu o nome “Dia das Bruxas”, pois na época aqueles que defendiam uma ideia contrária à doutrina cristã eram considerados praticantes de bruxaria. Além disso, com o fim de tentar barrar o avanço da cultura pagã, a Igreja logo cristianizou a data e criou o Dia de Finados (2 de novembro).

Atualmente, o dia das bruxas é somente uma data para se fantasiar e levar as crianças para pedir guloseimas de casa em casa. O Halloween é bastante popular nos Estados Unidos, embora a popularidade da data no Brasil também tenha crescido bastante nos últimos anos.

Saiba mais: Dia de FinadosA Igreja na Idade MédiaIdade Média

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
gabrielRammily Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Rammily
Visitante
Rammily

Agora eu já sei pq do Halloween 😉

gabriel
Visitante
gabriel

eu não