História do Chuveiro

Chuveiro

O chuveiro é um aparelho essencial para a higiene das pessoas. Seus pequenos orifícios permitem que a água saia de uma forma uniforme, dando maior praticidade e economia na hora do banho. A ideia por trás dos chuveiros é bastante antiga: sabe-se que já havia objetos semelhantes no Egito e na Grécia Antiga. Nessa época, o aquecimento da água era feito de forma separada, por meio da queima de lenha.

Após a Revolução Industrial, o aquecimento a gás foi introduzido nos Estados Unidos e na Europa. Não é à toa que esta forma de aquecimento tenha se difundido apenas nos países desenvolvidos, uma vez que a mesma requeria uma eficiente rede de distribuição de gás.

No Brasil, por exemplo, isso era praticamente inexistente. Foi a partir daí que, em 1940, surgiu no país a ideia de um chuveiro elétrico. Sua concepção era bastante simples: uma resistência composta por metais com altos pontos de fusão (ou seja, que não se derretiam com facilidade) aquecia a água. Entretanto, o aparelho não era muito seguro, uma vez que não possuía uma isolação eficaz.

Foi na década de 60 que, com o uso do plástico, os chuveiros se tornaram bem mais agradáveis esteticamente. Além disso, seu uso permitiu um melhor isolamento elétrico, o que aumentou a segurança do aparelho de forma significativa. Hoje em dia, os chuveiros elétricos estão presentes nas casas de quase todos os brasileiros.

Saiba mais: EgitoGréciaRevolução Industrial

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo Amorim
Bernardo Amorim
19 de outubro de 2017 16:43

eu achei muito interessante.

Silvana Ferreira
Silvana Ferreira
22 de maio de 2017 21:02

Em que ano o chuveiro blindado foi inventado?

luana aurea dos santos
luana aurea dos santos
3 de dezembro de 2015 15:39

gente tenho uma pergunta para agora ja olhei em todos os sites do google e não achei e oque eu não achei foi em que dia em e que mes foi inventado o chuveiro eletrico ? preciso dessa resposta para hoje agora