Home
Arte
Biografias
Brasil

Comidas e Bebidas

Curiosidades
Datas Comemorativas
Drogas

Economia

Educação
Eletrodomésticos
Eletrônicos
Esportes

Expressões Populares

Games
Higiene
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Informática
Meios de Transporte
Música e Instrumentos
Objetos
Pré-História

 

Arte Grega

Arte Grega

Qualquer bom estudante sabe reconhecer a importância da civilização grega para o mundo ocidental. Sua cultura foi um legado de extrema importância para os séculos seguintes. Na arte, isso não é diferente. Grande parte dos estilos artísticos que foram aparecendo ao longo da história teve grande influência da arte criada pelos gregos. Até hoje, monumentos magníficos, como a Acrópole de Atenas, por exemplo, impressionam pela sua perfeição.

Uma das principais características da arte grega foi a sua ligação com o intelecto, voltando-se para a vida do próprio homem. Os artistas gregos retratavam situações cotidianas e fatos históricos. Politeístas, também retratavam figuras de deuses e seres mitológicos em suas obras. Entretanto, vale ressaltar que a arte grega foi a primeira a valorizar o ser humano em si.

Podemos comprovar isso ao analisarmos as esculturas gregas, as quais retratavam formas humanas em sua maior parte. Era impressionante o grau de realismo de tais obras. Nervos e músculos eram feitos com detalhes que beiravam a perfeição. Inicialmente, no Período Arcaico, as estátuas eram feitas de mármore e, no Período Clássico, tal material foi substituído pelo bronze, uma vez que o mesmo era mais resistente. Já no Período Helenístico, verificamos a presença de sentimentos e estados de espírito nas figuras representadas.

Na pintura, podemos destacar a produção de vasos decorados. Nestes, eram representadas cenas do cotidiano e figuras mitológicas.

Na arquitetura, a maior parte dos templos gregos era estabelecida sobre três degraus, em uma base retangular. Tratava-se de uma zona fechada, sustentada por colunas. Havia três modelos de colunas: - Dórico: Simples, rústico e monolítico, passava uma ideia de solidez; - Jônico: Com um fuste mais delgado, transmitia leveza e feminidade; - Coríntio: Caracterizado pelo excesso de detalhes, pouco utilizado.

Arquitetura Grega

 

Saiba mais: Civilização Grega - Cultura Grega

História da Arte - Home

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Ferramentas e Informações
 

Copyright 2013 História de Tudo. Todos os direitos reservados.