História do Violão

História do Violão
A história do violão nos revela que o instrumento provavelmente foi uma derivação do alaúde.

Em razão de sua praticidade, baixo custo e do fato de não necessitar de uma ligação elétrica, a guitarra clássica ou violão, como é conhecido no Brasil, é um dos instrumentos mais populares da atualidade.

A hipótese mais aceita que narra a história do violão relata que este provavelmente tenha sido uma derivação de um antigo instrumento árabe, o alaúde. Este teria penetrado na Europa por meio das invasões muçulmanas na Península Ibérica e se adaptado perfeitamente às atividades culturais do contexto europeu, sendo inclusive, um objeto da nobreza.

O violão desenvolvido na Espanha passou a ser chamado de vihuela. O mesmo tinha o formato de “oito”, com incrustações laterais, um fundo plano, além de quatro pares de cordas tocadas com os dedos, fato que resultava na geração de um som bastante suave. A partir da vihuela, o violão de antigamente, surgiu outro conhecidíssimo instrumento: a guitarra elétrica.

Curiosidade: somente no Brasil existe a palavra “violão”. No resto do mundo, as pessoas se referem a este instrumento por “guitarra”. Já a “nossa guitarra”, para todo o resto do mundo, é a “guitarra elétrica”, realidade que gera confusão em muitas pessoas.

Saiba mais: História da Guitarra

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Adalberto BastosAmo Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Adalberto Bastos
Visitante
Adalberto Bastos

Belíssimo trabalho, poucos são aqueles que fazem um estudo tao aprofundado sobre o conteúdo, fora vocês só vi um outro site , que tratou tão bem sobre a historia do violao Parabéns aos dois.

Amo
Visitante
Amo

Depende do país em Portugal ainda chamamos de Viola ou Guitarra Acústica.