História do Telégrafo

Telégrafo

Os telégrafos, aparelhos usados na transmissão de mensagens gráficas a partir de códigos, foram inventados pelos americanos Joseph Henry e Samuel Morse, em 1835. Morse foi o primeiro a introduzir as linhas telegráficas no mundo inteiro, baseadas no sistema de pontos e traços na codificação das mensagens.

Mais tarde, em 1872, o francês Jean Maurice Émile Buador aprimorou o invento, desenvolvendo um método de divisão da mensagem em vários canais. Os telégrafos, embora fossem substituídos posteriormente pelos telefones e outros meios de comunicação, foram muito importantes para sua época. Suas linhas se alastraram pelo mundo inteiro durante o século XIX, tendo chegado ao Brasil somente em 1852.

Saiba mais: História do Telefone

3
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
humberto pardiniJamil Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
humberto pardini
Visitante
humberto pardini

Por aproximadamente 30 anos trabalhei no telegrafo nacional – prédio dos Correios, na avenida São João, São Paulo.
No 3º andar funciona a sala de aparelhos, com todo maquinário: teletipos, radiotelegrafia, telegrafia de fita etc. Melhor época de minha vida. Saudade. Muita Saudade do amigos, dos quais muitos já partiram para eternidade.

humberto pardini
Visitante
humberto pardini

Sala de Aparelhos, bons amigos, Binelli, Reimão, Noca, Val ter loco, Eduardo, o playboy , Sergio, Messias, Acácio, Benedito Maurício dos Santos, , e quantos mais já partiram. Fui visitar o prédio outro dia, proibiram minha entrada…….. Vale a lembrança

Jamil
Visitante
Jamil

Eu vi um telegrafo pela primeira vez vida quando tinha uns quinze anos! Me apaixonei e fui telegrafista!! Pena que, como nossas ferrovias, acabou!! Jamil ,37 32147498.