História da Expressão “Salvo Pelo Gongo”

Salvo Pelo GongoO indivíduo enterrado vivo equivocadamente tinha que tocar uma sineta e ser literalmente ‘salvo pelo gongo’.

Acredita-se que as origens da expressão ‘salvo pelo gongo’ estão relacionadas à catalepsia, uma rara doença na qual o indivíduo fica com os membros rígidos, sem conseguir se movimentar. Na Antiguidade, muitas pessoas que sofriam deste mal eram tidas como mortas e enterradas vivas. Tal realidade podia ser comprovada pelos posteriores arranhões que eram encontrados do lado de dentro dos caixões.

Foram os ingleses que criaram, durante o século XVII, um mecanismo que deu origem à expressão popular: amarrar uma corda ao braço do defunto e ligá-la a um sino de fora do túmulo. Assim, se o indivíduo tivesse sido enterrado equivocadamente, bastava tocar a sineta e ser literalmente “salvo pelo gongo” da mesma.

5
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Jose Jailson MangueiraJorgeRobertoKetllen Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Jose Jailson Mangueira
Visitante
Jose Jailson Mangueira

Além dessa doença chamada catalepsia,os antigos navios na navegação antiga usava na popa e na proa um objeto grande e redondo que ficava dependurado, e qdo tinha uma serração no mar bem fechada,um marinheiro era designado para bater fortemente uma certa quantidade de vezes, parava por um curto espaço de tempo e batia de novo para evitar um abarroamento no mar ( um navio batendo no outro ).

Jorge
Visitante
Jorge

“Saved by the bell”

Ketllen
Visitante
Ketllen

Mas porque GONGO ?

Roberto
Visitante
Roberto

Gongo é similar a uma campainha, ou um sino. A expressão seria equivalente a “salvo pelo sino”.

José Jailson Mangueira
Visitante
José Jailson Mangueira

Gongo é uma coisa e sino é outra,porém fazem a mesma função, só tem diferença do barulho efetuado.