O indivíduo enterrado vivo equivocadamente tinha que tocar uma sineta e ser literalmente ‘salvo pelo gongo’.
Acredita-se que as origens da expressão ‘salvo pelo gongo’ estão relacionadas à catalepsia, uma rara doença na qual o indivíduo fica com os membros rígidos, sem conseguir se movimentar. Na Antiguidade, muitas pessoas que sofriam deste mal eram tidas como mortas e enterradas vivas. Tal realidade podia ser comprovada pelos posteriores arranhões que eram encontrados do lado de dentro dos caixões.
Foram os ingleses que criaram, durante o século XVII, um mecanismo que deu origem à expressão popular: amarrar uma corda ao braço do defunto e ligá-la a um sino de fora do túmulo. Assim, se o indivíduo tivesse sido enterrado equivocadamente, bastava tocar a sineta e ser literalmente “salvo pelo gongo” da mesma.
Além dessa doença chamada catalepsia,os antigos navios na navegação antiga usava na popa e na proa um objeto grande e redondo que ficava dependurado, e qdo tinha uma serração no mar bem fechada,um marinheiro era designado para bater fortemente uma certa quantidade de vezes, parava por um curto espaço de tempo e batia de novo para evitar um abarroamento no mar ( um navio batendo no outro ).
“Saved by the bell”
Mas porque GONGO ?
Gongo é similar a uma campainha, ou um sino. A expressão seria equivalente a “salvo pelo sino”.
Gongo é uma coisa e sino é outra,porém fazem a mesma função, só tem diferença do barulho efetuado.
Acho que por isso ele usou a palavra “similar” e não “igual”.