A história do Judô nos revela uma estreita ligação entre sua origem e a decadência do Jujutsu no Japão.
A origem do judô, arte marcial esportiva criada pelo professor de Educação Física japonês Jigoro Kano, começa em 1882. Sua história está diretamente relacionada à inicial decadência de uma outra arte marcial nipônica, o jujutsu, o qual passou a ser criticado por valer-se exclusivamente da capacidade física dos praticantes.
Desta forma, Kano pensou em criar uma modalidade que, além de se constituir uma técnica de defesa pessoal, também fosse capaz de desenvolver o físico, o espírito e a mente de forma integrada. Assim, o professor japonês idealizou o Judô, uma arte marcial que permitia sua prática por mulheres, crianças e idosos de qualquer altura e peso, não se restringindo apenas a homens fortes e de grande vigor físico.
Kano conseguiu juntar a essência do jujutsu e outras artes de luta praticadas no Oriente em uma só modalidade, aspecto que levou o judô a ganhar grande popularidade no Japão e em todo o mundo. O professor foi, inclusive, o primeiro asiático a fazer parte do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1909. O judô passou a fazer parte oficialmente do programa olímpico a partir de 1964, nas Olimpíadas de Tóquio.
A história do judô no Brasil se inicia na década de 1920, época em que se registrou a entrada de milhares de imigrantes japoneses em terras brasileiras. A chegada de professores-lutadores, como Mitsuyo Maeda e Soishiro (Shinjiro) Satake, alunos de Jigoro Kano, foi definitivamente importante para a popularização do judô por aqui. A arte marcial rapidamente se espalhou por todo o Brasil, resultando na fundação da Confederação Brasileira de Judô em 18 de março de 1969.
Saiba mais: História do Karatê
mano, os comentarios tudo antigo 😭
amo praticar judo mesmo nao sendo especialista
eu amo praticar judo
Judô faz parte da idade media