História do Futebol

História do FutebolA história do futebol, um dos esportes mais populares do mundo, nos leva à China Antiga.

Acredita-se que o futebol tenha surgido por volta de 3000 a.C, na China. De fato, este é fato um tanto quanto horripilante: os chineses praticavam uma mistura de jogo e treinamento militar, o qual consistia em chutar as cabeças dos inimigos mortos em batalha até levá-las a duas estacas fincadas no campo. Bizarro, não?

No entanto, na história do futebol é possível encontrar outras referências de jogos semelhantes durante toda a Antiguidade, sem, claro, o detalhe das macabras “bolas” que os soldados chineses usavam. No Japão Antigo foi desenvolvido o Kemari (oito jogadores de cada lado, as bolas eram feitas de fibras de bambu), os gregos criaram o Episkiros (nove jogadores em cada equipe, a bola era feita de bexiga de boi), entre outros exemplos.

Na Idade Média, surgiu uma modalidade bastante parecida com o futebol que conhecemos atualmente, porém com a característica de uma descomunal violência: o gioco del calcio. Para se ter uma ideia, os jogadores podiam dar socos, pontapés e diversos outros golpes violentos uns nos outros com o fim de introduzir a bola nas barracas armadas no fundo de cada campo. Toda essa violência, que inclusive resultara na morte de muitos jogadores, fez com que a modalidade fosse proibida pelo rei Eduardo II.

Pode-se assim dizer que o gioco del calcio foi o esboço do futebol moderno, porém foi na Inglaterra, durante o século XVII, que o mesmo foi sistematizado e organizado, passando a ter regras claras, rígidas e objetivas. A contribuição dos ingleses foi especial para a história do futebol, pois se tornou fundamental para o avanço do esporte e sua gradual popularização. Durante toda a segunda metade do século XIX, vários aperfeiçoamentos foram idealizados, como a criação da figura do goleiro (1871), o tempo de noventa minutos (1875), o pênalti (1891), entre outros exemplos.

Acredita-se que o futebol tenha sido introduzido no Brasil por meio de Charles Miller, um paulistano que teve contato com o futebol inglês e trouxe consigo, em 1894, uma bola e um conjunto de regras do esporte. A primeira partida foi realizada um ano mais tarde, em 1895, entre funcionários de duas empresas paulistas.

Saiba mais: História da Bola

9
Deixe um comentário

avatar
9 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Eder de oliveiradaviAlcilene da Gama DutraCarlos SalvadorMicheli Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Eder de oliveira
Visitante
Eder de oliveira

Adoro praticar o futebol, é um esporte muito legal de se praticar. Quase fui profissional quando tinha 13 anos, fiz bastante peneira, testes, passei em tudo mas nao tinha padrinho para me ajudar (hoje chama de empresario). Mas eu ainda jogo ao sabado. 8 anos atras jogava mais campeonato, agora só brinco aos sabados, nao dá para parar de praticar. faz bem a saúde e futebol é tudo pra mim, vou continuar jogando futebol ate não poder mais.

davi
Visitante
davi

top

Alcilene da Gama Dutra
Visitante
Alcilene da Gama Dutra

Achei legal😚

Carlos Salvador
Visitante
Carlos Salvador

À história é legal

Micheli
Visitante
Micheli

Hmmm…foi interessante vlw pela pesquisa.:)

Katiadinizmenezes@gmail.com
Visitante
Katiadinizmenezes@gmail.com

Gente! Esse texto é maravilhoso

Suh Araújo
Visitante
Suh Araújo

Eu gostei, fiquei satisfeita…

Carlos
Visitante
Carlos

Gostei

Gabriel Lima
Visitante
Gabriel Lima

Obrigado