História do Dia do Trabalho

História do Dia do Trabalho
A história do Dia do Trabalho está ligada aos protestos de trabalhadores pela redução da jornada de trabalho no fim do século XIX.

O Dia do Trabalho ou do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio em alguns países, sendo feriado nacional em muitos deles, como no caso do Brasil. A história do Dia do Trabalho está relacionada a uma manifestação realizada no ano de 1886 em Chicago, Estados Unidos, na qual milhares de pessoas reivindicavam a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. A partir deste dia, houve uma greve geral nos EUA.

A partir daí, a luta pelas 8 horas diárias de trabalho não parou. Em 20 de Junho de 1889, reunida em Paris, a Segunda Internacional Socialista decidiu, por proposta de Raymond Lavigne, convocar uma manifestação anual com o objetivo de conseguir o que queriam.

Outros fatos que marcaram 1º de maio como o dia de luta pelos trabalhadores foram as manifestações no norte da França, ocorridas em 1891 e que acabaram resultando na morte de dez manifestantes, e a proclamação de 1º de maio como o dia internacional da reivindicação de condições de trabalho, por parte da Internacional Socialista de Bruxelas.

Em 23 de Abril de 1919, o senado francês finalmente confirmou a jornada diária de 8 horas e anunciou o dia 1º de Maio do mesmo ano como feriado nacional.

Apesar de os Estados Unidos não reconhecerem a data como o Dia do Trabalhador, a luta dos trabalhadores levou o Congresso americano a fazer como os franceses e aprovar a redução da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias.

No Brasil, em  um primeiro momento, o Dia do Trabalhador era um espaço dos movimentos que tinham influências do anarquismo e comunismo, como forma de protesto e crítica às estruturas socioeconômicas do país. Com o início da Era Vargas, a movimentação aos poucos cedeu espaço para a propaganda trabalhista de Vargas, que acabou por destinar um dia de comemoração ao trabalhador.

Saiba mais: Era Vargas

guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
pedrinho
pedrinho
1 de maio de 2019 16:45

vou tirar um 10 no tabalho de historia

rejane da cruz araujo
rejane da cruz araujo
18 de outubro de 2015 17:49

eu nao gosto de dia do trabalho porque eu nao gosto de trabalhar