História do Dia do Professor

História do Dia do Professor
A história do Dia do Professor começa em 1947, por meio de uma ideia do docente Salomão Becker.

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, profissional que atua na construção da educação das gerações futuras e que possui um papel fundamental em nossa sociedade. A história desta data começa em 1947, quando um professor de São Paulo, Salomão Becker, se reuniu com outros docentes para criar um dia de confraternização e descanso para os professores, visto que estes possuíam poucos dias de férias durante o ano letivo.

A data escolhida pelos docentes foi 15 de outubro, uma vez que neste mesmo dia, em 1827, D. Pedro I baixou um importante decreto que resultou na criação do Ensino Elementar no Brasil. De fato, a sugestão de Becker foi aceita por todos. Nas comemorações, os alunos levavam bolos, quitutes e outros doces. Os professores aproveitavam o momento para trocar experiências e conhecer mais os estudantes.

A confraternização acabou se espalhando para outras escolas e cidades, até ser oficializada como feriado escolar em todo o país em 1963, por meio do Decreto Federal 52.682.

Saiba mais: Dia das Crianças

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments