A história do chocolate nos remete às antigas civilizações da América Pré-Colombiana.
A história do chocolate se inicia por meio dos astecas, os quais desenvolveram uma espécie de bebida com grãos de cacau torrados, especiarias e mel. Tal conhecimento foi transmitido e aprimorado em várias civilizações pré-colombianas.
Quando os europeus chegaram ao México e entraram em contato com os costumes dos astecas, o conquistador espanhol Hernán Cortés logo conheceu o chocolate e o levou para o continente europeu.
Entretanto, até então, o mesmo consistia em uma bebida amarga e fria, preparada a partir da fruta do cacaueiro, árvore nativa das regiões tropicais da América. O chocolate asteca chamava-se xocolatl ou chocoatl (água amarga), e levava até pimenta.
Foi na Europa que o mesmo acabou sendo aprimorado. De sua fórmula original foram retiradas várias especiarias mexicanas, trocando-as por açúcar, canela e baunilha, fato que fez com que o gosto do produto tenha se aproximado muito do sabor que conhecemos hoje em dia.
Em 1825, o inventor Coenrad Van Houten criou uma forma de separar o licor da manteiga de cacau. Com o licor, criou-se um chocolate em pó de melhor qualidade, o que tornou possível a criação do primeiro chocolate em barra.
Saiba mais: América Pré-Colombiana
O que os maias se diferencia do astecas e dos incas e que ele nunca chegaram a constituir o imperio
Legao mais poderia ser menor