Governo Wenceslau Braz

Governo Wenceslau Braz
Integrantes do governo Wenceslau Braz

Vice-presidente durante o mandato de Hermes da Fonseca e apoiado pelas oligarquias paulista e mineira, Wenceslau Braz acabou saindo vitorioso nas eleições para sucessão presidencial em 1914, em um claro sinal de que a política café-com-leite estava novamente bem alinhada.

De fato, seu governo ficou marcado pela posição adotada durante a Primeira Guerra Mundial e as consequências do conflito. O Brasil se aliou à Tríplice Entente, ao lado de Inglaterra, França e Rússia, após quatro de seus navios mercantes terem sido afundados pelos alemães. No entanto, a participação brasileira se restringiu ao envio de alimentos, remédios, armas, profissionais médicos e ao policiamento de parte do oceano Atlântico.

Mesmo assim, a Primeira Guerra foi importante para o Brasil pelo fato de ter gerado um significativo crescimento do setor industrial, uma vez que os países europeus estavam em guerra e precisavam importar produtos industrializados cada vez mais. Tal realidade proporcionou um notório crescimento econômico não só ao Brasil, mas também a grande parte dos países latino-americanos.

Internamente, o governo Wenceslau Braz teve que enfrentar a primeira greve geral da história da república, iniciada em 1917, na cidade de São Paulo, como consequência do surto industrial e do crescimento da classe operária. Os manifestantes buscavam melhores condições de trabalho, já que tinham que se submeter a uma jornada diária de 14 a 16 horas e não contavam com praticamente nenhum tipo de garantia legal de seus direitos. A greve foi duramente sufocada pelo governo; muitos líderes do movimento acabaram sendo mortos.

Outro destaque do governo Wenceslau Braz foi o fim da Guerra do Contestado, revolta popular similar à Guerra de Canudos eclodida durante o mandato de Hermes da Fonseca. Sob o comando do general Setembrino de Carvalho, uma tropa de 7 mil homens repeliu brutamente o movimento.

Wenceslau Braz seria sucedido por Rodrigues Alves a partir de 1918, porém este acabou morrendo antes de assumir o mandato. Em seu lugar ficou o vice, Delfim Moreira, governando de forma interina até 1919.

Primeira Guerra MundialGuerra do Contestado – Governo Rodrigues AlvesGuerra de Canudos

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments