Governo Campos Sales

Governo Campos Sales
O governo Campos Sales procurou renegociar a dívida externa com as ingleses.

O advogado paulista Manuel Ferraz de Campos Sales assumiu a presidência da república em 1898, após o fim do mandato de Prudente de Morais. Candidato das elites oligárquicas, Campos Salles procurou adotar medidas que visavam a consolidação dos interesses políticos dos cafeicultores.

As principais ações do governo Campos Sales se concentraram na área econômica, uma vez que a crise gerada pela política do encilhamento do governo de Deodoro da Fonseca só se agravava mais. Além de uma inflação em níveis altíssimos e uma desvalorização cada vez maior da moeda, o preço do café, principal produto brasileiro, estava em constante declínio no mercado internacional.

Campos Sales procurou renegociar a dívida externa com os ingleses, maiores credores do Brasil na época. De fato, a Inglaterra aceitou a suspensão temporária do pagamento de juros da dívida e a concessão de dez milhões de libras em troca de uma série de medidas de austeridade: combate à inflação, valorização da moeda e corte de gastos.

Governo Campos Sales
Campos Sales retratado em uma nota de 10 mil réis.

Além disso, os ingleses exigiram as receitas das alfândegas estatais, da Estrada de Ferro Central e do serviço de abastecimento de água do Rio de Janeiro como garantias, caso o Brasil não fosse capaz de honrar seus compromissos. Tal acordo ficou conhecido como funding loan.

O governo Campos Sales procurou cumprir o que foi estabelecido: conteve os salários, cortou investimentos, reduziu gastos públicos e aumentou impostos, medidas que prejudicaram grandemente a população assalariada. A ideia era a de que o Brasil precisava focar na agricultura para exportação – café, borracha e algodão. Na verdade, essa política agradava tanto as elites rurais, grupo dominante que queria todos os investimentos canalizados para suas atividades, quanto as potências estrangeiras, que queriam vender cada vez mais produtos manufaturados.

Campos Salles foi sucedido por seu aliado, Rodrigues Alves, em 1902.

Política Café-com-LeiteCiclo do CaféRepública Oligárquica

Deixe um comentário

avatar