História do Dia do Índio

história do dia do índio
A história do Dia do Índio se inicia em 1940, ano em que ocorreu o I Congresso Indigenista Internacional.

Comemorado em 19 de abril, o Dia do Índio é uma data destinada à conscientização da importância da população indígena para nossa história e à preservação do orgulho e da identidade deste povo. De fato, os índios deixaram grandes legados para nossa cultura, começando pelas próprias palavras da língua, muitas delas de origem indígena, além de influências em nossa culinária, música, folclore, entre outros exemplos.

A história do Dia do Índio se inicia em 1940, ano em que ocorreu o I Congresso Indigenista Internacional na cidade de Patzcuaro, México. Essa convenção, formada por representantes de diversos países americanos, tinha o fim de discutir formas de zelar pelos direitos dos indígenas em todo o continente. Diversas lideranças indígenas foram convidadas para o evento. Embora inicialmente estas não tenham aceitado o convite por certa desconfiança, ao final acabaram comparecendo de forma efetiva na reunião.

Um dos resultados do congresso foi a criação do Dia do Índio. Vários países da América foram convidados para institucionalizarem a data, inclusive o Brasil. Embora o então presidente Getúlio Vargas não tenha acatado a sugestão de início, acabou formalizando o Dia do Índio por meio do Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, após a insistência e articulação política do indigenista Marechal Rondon.

guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
raquel
raquel
23 de abril de 2018 20:56

de informacoes corretas nao achei nada do que preciso