A região do Crescente Fértil recebeu tal nome por se parecer com o formato de uma lua na fase crescente.
Crescente Fértil é o nome de uma região situada no Oriente Médio, conhecida por ser o “berço” das primeiras civilizações da história. Situada entre os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates, tal faixa de terra reuniu as condições ideais para o desenvolvimento da agricultura e o surgimento dos primeiros assentamentos agrários, há cerca de 11 000 anos.
O nome da região foi dado pelo arqueólogo James Breasted, em 1906, como uma referência ao fato de seu formato se assemelhar com o de uma lua crescente. Foi no Crescente Fértil que se desenvolveram duas das mais importantes civilizações do mundo antigo: a egípcia, no vale do rio Nilo, e a mesopotâmica, entre os rios Tigre e Eufrates.
Por meio da agricultura o homem finalmente deixou de ser nômade e foi possível controlar sua própria provisão de alimento. Tais aspectos desencadearam transformações importantíssimas, como a posterior invenção da linguagem escrita, da roda e de inúmeras outras ferramentas.
De fato, as inundações dos rios do Crescente Fértil criavam condições ideias para o desenvolvimento agrícola, já que tais cheias traziam consigo peixes mortos que acabavam fertilizando a terra. Com o passar do tempo e o surgimento de novas técnicas de cultivo, o homem foi capaz de desenvolver canais de irrigação para um grande número de plantações, além de enormes reservatórios, os quais permitiam que as populações acumulassem água por longos períodos de seca.
Saiba mais: Idade Antiga – Civilização Egípcia – Civilização Mesopotâmica