Brasil Pré-Cabralino

Brasil Pré-Cabralino
Dança tupinambá, um retrato do Brasil Pré-Cabralino.

Antes de darem os primeiros passos em terras brasileiras, os portugueses não imaginavam que naquela “nova” terra já havia cerca de dois milhões de indígenas. Após terem seus primeiros contatos com os povos nativos, os europeus conceberam a errônea ideia de uma uniformidade cultural existente entre os índios.

Na verdade, as sociedades indígenas existentes no Brasil Pré-Cabralino eram relativamente complexas, apresentando significativas características e tradições próprias. O grande número de línguas e dialetos era uma prova da singularidade de cada grupo étnico.

Dentre todos os povos indígenas que habitaram o Brasil de norte a sul, podemos destacar os grupos Pataxó, Nambikwara, Macro-jê e Aruaque. Os índios Pataxós e Nambikwaras desenvolviam uma efetiva atividade coletora nas regiões do litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Contudo, os tupis formaram, sem dúvida, o maior grupo indígena da época anterior ao descobrimento. Suas tribos iam desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. A contribuição específica desse grupo foi de grande importância para a formação da cultura brasileira, especialmente na influência sobre nosso idioma: vale lembrar o grande número de palavras de origem tupi que usamos todos os dias (Paraná, Ipanema, Goiás, Tijuca…).

Além dos grupos étnicos que os portugueses se depararam após chegar ao Brasil, também houve povos que foram completamente extintos antes mesmo da chegada de Cabral. Um dos maiores exemplos disso foram os marajoaras, povos que habitavam a região da Ilha de Marajó (Pará) e desenvolviam sofisticados trabalhos em cerâmica e elaboradas pinturas, aspecto que nos mostra a existência de uma sociedade relativamente complexa ainda naquela época.

Capitanias HereditáriasGovernos GeraisPau-Brasil – JesuítasTratado de Tordesilhas

guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
saco
saco
8 de abril de 2018 13:27

Em quantos grupos étnicos se dividiam os índios ?

Carlos
Carlos
20 de novembro de 2018 06:41
Reply to  saco

218

paozinnho gameplays
paozinnho gameplays
9 de agosto de 2017 16:26

ai q trabalho fodaaa parabens