História da Bolsa de Valores

História da Bolsa de Valores
A história da bolsa de valores se inicia na cidade belga de Bugres, em 1487.

As bolsas de valores são locais onde são negociados títulos emitidos por empresas de capital aberto. Desde o século XV, em plena Idade Média, cotas de participações em companhias, metais precioso e moedas eram comercializados no meio das ruas, nas calçadas, semelhantemente a qualquer outro produto vendido na época.

Acredita-se que a primeira bolsa de valores da história, isto é, um local onde os comerciantes se reuniam para a realização de negócios relacionados a participações e cotas em empresas tenha surgido em 1487, na cidade de Bugres, Bélgica. O nome “bolsa” se refere ao brasão da família Van der Burse, dona da casa onde as transações ocorriam, o qual era constituído por um desenho de três bolsas.

Entretanto, a primeira ação comercializada em uma bolsa de valores que se tem registro pertenceu à Companhia Holandesa das Índias Orientais e foi negociada em 1602, na bolsa de Amsterdã.

A partir de 1964, com as leis de reforma bancária e do mercado de capitais, as bolsas de valores começaram a assumir as importantes funções que possuem atualmente. Hoje em dia, as mesmas se transformaram em um símbolo marcante do capitalismo e da globalização. A tecnologia da informação permitiu a existência de bolsas de valores totalmente eletrônicas, como a americana Nasdaq, por exemplo.

Fundada em 23 de agosto de 1890 por Emilio Rangel Pestana, a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) possui uma longa história de serviços prestados ao mercado de capitais e à economia brasileira, tendo se transformando na principal bolsa de valores do Brasil.

Saiba mais: Idade Média

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
NAYARA
NAYARA
6 de maio de 2017 14:18

QUEM E O AUTOR DO TEXTO????

Jonathan França
Jonathan França
16 de maio de 2019 23:08

O problema aqui é não ter data nem autor para aproveitarmos em uma citação direta ou indireta. O conteúdo é ótimo mas para usar em um trabalho é complicado.

Guerreiro
Guerreiro
20 de junho de 2018 11:08

Bom, primeiramente agradeço a o autor por compartilhar essa informação comigo e me ajudou muito pois tive que fazer um trabalho importante para esse bimestre. Obrigado eu irei divulgar seu site para meus colegas.

Carlos
Carlos
12 de fevereiro de 2018 09:17

Só esqueceu de mencionar que a primeira bolsa de valores do Brasil surgiu no Rio de janeiro em 1897.

justavo
justavo
14 de junho de 2018 14:22
Reply to  Carlos

é mesmo nem percebi

Thiago
Thiago
15 de outubro de 2018 11:02
Reply to  Carlos

O texto diz que a bolsa de São Paulo data de 1897, e a tu diz que a do Rio de Janeiro data de 1897… Como a do Rio pode ser a primeira?

fernando couto
fernando couto
23 de novembro de 2016 16:44

muito interessante.