União Ibérica

União Ibérica
A União Ibérica se tornou um dos maiores impérios da história.

Após a morte do rei português D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, um grande conflito travado entre os portugueses e um enorme exército marroquino liderado pelo Sultão de Marrocos, Mulei Moluco, se deflagrou em 1578. Nessa época, a dinastia filipina vivia uma crise sucessória sem fim, uma vez que D. Sebastião não havia deixado herdeiros.

Embora posteriormente seu tio-avô D. Henrique tenha assumido o trono, logo morreu dois anos depois, em 1580. Sendo assim, Felipe II, rei da Espanha e neto do falecido rei português D. Manuel I, foi reconhecido rei de Portugal, sob as promessas de respeitar os costumes e privilégios dos portugueses. Nascia assim a União Ibérica, associação política entre as monarquias de Portugal e Espanha.

De fato, a União Ibérica se tornou um dos maiores impérios da história. Detentora de toda a tecnologia existente na época, tal associação dominou territórios em praticamente todas as partes do planeta.

Para o Brasil, a formação da União Ibérica resultou em significativas mudanças. Uma delas foi a extinção da linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, o que permitiu uma expansão para o oeste e para o interior do continente. As entradas, expedições exploratórias realizadas pela Coroa com o fim de encontrar riquezas e capturar índios, resultaram em uma efetiva expansão territorial.

Além disso, a União Ibérica abriu precedentes para que os inimigos da Espanha atacassem territórios portugueses com o intuito de afetar os espanhóis indiretamente. O Brasil foi exemplo claro disto: durante esse período, ingleses, holandeses e franceses tentaram se fixar no Brasil. Entre tais agressões, podemos destacar a invasão holandesa em Pernambuco, a qual alcançou o monopólio da atividade açucareira na região e durou cerca de 25 anos (1630 -1654).

Saiba mais: Invasões FrancesasInvasões Holandesas – Tratado de Tordesilhas

Deixe um comentário

1 Comentário em "União Ibérica"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Evelyn Correa
Visitante

Gostei muito, eu precisava saber mais sobre a união ibérica, e aqui encontrei o que precisava.

wpDiscuz