História da Expressão “Uai”

Expressão "Uai"Famosa entre mineiros e goianos, a expressão “uai” possui duas hipóteses que explicam sua origem.

Conhecida por fazer parte do modo de falar de mineiros e goianos, a palavra “uai” é usada para expressar espanto, surpresa ou impaciência. Na verdade, dependendo do jeito que for usada, pode acabar tendo vários significados. Embora não se conheça sua origem com exatidão, existem duas teorias nesse sentido.

A primeira delas é proveniente dos tempos da Inconfidência Mineira. Para se protegerem da polícia imperial, os inconfidentes usavam uma espécie de senha para garantir que o indivíduo que fosse entrar em suas reuniões era confiável: este deveria bater três vezes na porta da casa e dizer a palavra “uai”, iniciais de União, Amor e Independência. A partir daí, acredita-se que o termo tenha sido incorporado ao vocabulário da população local.

A segunda hipótese data de 1824, época em que a primeira empresa britânica se instalou em Minas Gerais. A Imperial Brazilian Mining Association permaneceu quase três décadas atuando na exploração de ouro e, desta forma, propagando a língua e os costumes da terra da rainha. Assim, a expressão “uai” seria uma versão nacional da palavra why (“por quê?”, em inglês), que possui uma fonética idêntica e um sentido bastante semelhante.

Deixe um comentário

5 Comentários em "História da Expressão “Uai”"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Flávia Piva Candolo
Visitante

No que eu fui em Minas Gerais só me contaram a segunda hipótese sobre a imigração britânica. Que uai é baseado em why, por que em inglês.

Vinicius Rodrigues
Visitante

Eu já andava imaginando alguma relação entre “Uai” e “Why”.

kika linns
Visitante

Muito interessante! Gostei desse site! Parabéns

Robero
Visitante

É logico que é a segunda opção e esses idiotas veem com essa besteira da senha

Isabela Adão
Visitante

Muito interessante! Gostei desse site! Parabéns!

wpDiscuz