História da Televisão

História da TelevisãoA história da televisão se inicia a partir das primeiras décadas do século XX.

Não se pode dizer precisamente quem inventou a televisão, pois vários estudiosos contribuíram de uma forma ou de outra para a criação deste eletrônico. Na década de 20, a grande busca dos cientistas era tentar agrupar e transmitir as ondas sonoras (algo que já era possível com o rádio) juntamente com a imagem em movimento.

Em 1926, o escocês John Logie Baird tentou fazer isso, conseguindo apenas uma imagem muito ruim de uma cabeça humana. De fato, a primeira televisão da história surgiu em janeiro de 1928, em Nova York, por meio do sueco Ernst F. W. Alexanderson, engenheiro da General Eletric (GE).

A primeira transmissão da história da televisão aconteceu para apenas três casas. Após alguns meses, com o aumento da experiência da GE com o sistema, os elementos básicos de um aparelho de TV foram implementados e as transmissões começaram a ser constantes.

Os primeiros aparelhos nada mais eram do que rádios com um disco giratório mecânico que produzia uma imagem do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição foi surgir só na Alemanha, em 1935, na intenção de transmitir as Olimpíadas de Berlim – provavelmente o primeiro grande evento passado nas telinhas. As transmissões em massa nos Estados Unidos começaram a ocorrer a partir de 1939, em Nova York, quando a National Broadcasting Company (NBC) passou a alcançar regularmente cerca de 400 aparelhos.

Devido aos avanços tecnológicos e econômicos que o mundo presenciou após a Segunda Guerra Mundial, a televisão acabou ganhando grande popularidade. No entanto, até esse momento toda a imagem era em preto e branco. A televisão em cores surgiu nos Estados Unidos, em 1954, e era baseada em uma conveniente tecnologia que não exigia alterações nos antigos aparelhos com imagens em preto e branco.

Saiba mais: História do RádioSegunda Guerra Mundial

5 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *