História do Telégrafo

Telégrafo

Os telégrafos, aparelhos usados na transmissão de mensagens gráficas a partir de códigos, foram inventados pelos americanos Joseph Henry e Samuel Morse, em 1835. Morse foi o primeiro a introduzir as linhas telegráficas no mundo inteiro, baseadas no sistema de pontos e traços na codificação das mensagens.

Mais tarde, em 1872, o francês Jean Maurice Émile Buador aprimorou o invento, desenvolvendo um método de divisão da mensagem em vários canais. Os telégrafos, embora fossem substituídos posteriormente pelos telefones e outros meios de comunicação, foram muito importantes para sua época. Suas linhas se alastraram pelo mundo inteiro durante o século XIX, tendo chegado ao Brasil somente em 1852.

Saiba mais: História do Telefone

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
Helcio Mano
Helcio Mano
13 de novembro de 2019 15:56

Existe até hoje em Petrópolis a casa que abrigava o primeiro telegrafo do Brasil, que ligava a praça Mauá a Cidade de Petrópolis, construído por D. Pedro II.

humberto pardini
humberto pardini
7 de março de 2019 19:58

Por aproximadamente 30 anos trabalhei no telegrafo nacional – prédio dos Correios, na avenida São João, São Paulo.
No 3º andar funciona a sala de aparelhos, com todo maquinário: teletipos, radiotelegrafia, telegrafia de fita etc. Melhor época de minha vida. Saudade. Muita Saudade do amigos, dos quais muitos já partiram para eternidade.

humberto pardini
humberto pardini
14 de março de 2019 17:20

Sala de Aparelhos, bons amigos, Binelli, Reimão, Noca, Val ter loco, Eduardo, o playboy , Sergio, Messias, Acácio, Benedito Maurício dos Santos, , e quantos mais já partiram. Fui visitar o prédio outro dia, proibiram minha entrada…….. Vale a lembrança

humberto pardini
humberto pardini
25 de setembro de 2020 17:22

1958, ANO NOVO, INICEI MEU PRIMEIRO  PLANTÃO NO TELEGRÁFO NACIONAL DE SÃO PAULO  – AVENIDA SÃO JOÃO. MELHOR ÉPOCA DE MINHA VIDA PROFISSIONAL . SAUDADE DA SALA DE APARELHOS DE MUITOS COLEGAS QUE JÁ PARTIRAM. LEMBRO DA COLEGA “GEORGINA” ACIMA DOS PADRÕES DAS MULHES DA ÉPOCA, ALTA, SORRIDENTE,CULTA, SIMPÁTICA, AMIGA. ME PRESENTOU COM O ROMANCE  DO ESCRTIOR RUSSO “BORIS PASTERNACK “DR. JIVAGO”. GEORGINA FOI A PRIMEIRA MULHER  BRASILEIRA RADIOTELGRAFISTA DE BORDO NO ANTIGO LOYD AÉREO. DESEJO QUE ESTEJA BEM. . 

Jamil
Jamil
26 de maio de 2018 19:00

Eu vi um telegrafo pela primeira vez vida quando tinha uns quinze anos! Me apaixonei e fui telegrafista!! Pena que, como nossas ferrovias, acabou!! Jamil ,37 32147498.