História do Sushi

História do Sushi
A história do sushi nos revela que o prato na verdade era um método de conservação do peixe.

O sushi é um prato de origem chinesa, porém foi grandemente difundido no Japão. O mesmo é constituído por arroz temperado com vinagre e açúcar, peixes, frutos do mar, vegetais, frutas ou ovo.

Sua criação se deu de forma ocasional. Na verdade, inicialmente o sushi era apenas um método de conservação da carne do peixe, onde o arroz era cozido e em seu interior eram colocados pedaços de peixe e sal. Assim, o mesmo fermentava por meses e o ácido láctico liberado garantia que a carne fosse conservada por bastante tempo.

No entanto, até então todo o arroz era descartado, uma vez que o longo processo de armazenamento o tornava impróprio para o consumo. Tal método chegou ao Japão durante o século VII e de fato foi muito difundido pelas terras nipônicas, chegando inclusive a se tornar um dos símbolos do país.

Pode-se dizer que o sushi que conhecemos hoje em dia provavelmente surgiu durante o século XV. Tratava-se de uma variação do tradicional método de conversação do peixe, diferenciando pelo seu menor tempo de fermentação. Tal mudança permitiu o consumo do arroz juntamente com a carne do peixe, algo bem mais próximo do sushi que estamos acostumados.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz