Home
Arte
Biografias
Brasil

Comidas e Bebidas

Curiosidades
Datas Comemorativas
Drogas

Economia

Educação
Eletrodomésticos
Eletrônicos
Esportes

Expressões Populares

Games
Higiene
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Informática
Meios de Transporte
Música e Instrumentos
Objetos
Pré-História

 

História do Submarino

Submarino

"Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo". Você provavelmente já deve ter estudado o Princípio de Arquimedes em suas aulas de Física, não? De fato, a teoria do matemático e inventor grego e a descoberta da influência do empuxo sobre corpos imersos em fluidos foram as bases para a criação dos submarinos e dos veículos que se locomovem sobre a água.

Desde os tempos mais remotos, a vontade de desvendar os mistérios e as riquezas escondidas debaixo d’água sempre foi um grande interesse para o homem. Há registros de sinos de mergulho – extremamente rudimentares, claro – feitos para que Alexandre, o Grande pudesse observar a vida marinha. No século XV, o gênio italiano Leonardo da Vinci, responsável pela criação de inúmeros inventos, desenvolveu a ideia de uma nave submarina, além de uma série de outros projetos para exploração aquática.

 
Entretanto, foi o matemático inglês William Bourne o responsável por analisar todos os aspectos práticos da utilização de lastro para a submersão, abrindo caminho para a criação dos primeiros protótipos de uma embarcação capaz de operar de forma submersa. O primeiro submarino navegável de toda a história foi criado em 1620, pelo holandês Cornelis Drebbel. Entre os anos de 1578 e 1801, vários projetos de aperfeiçoamento foram executados, como o USS Turtle e o Nautilus.

Por volta de 1890, com a criação do motor de combustão e do aperfeiçoamento dos motores elétricos, o submarino teve um avanço exponencial. A partir de 1955, surgiram os primeiros submarinos nucleares, o que mudou significativamente a forma de funcionamento dos mesmos: se antes precisavam voltar à atmosfera com frequência, agora seriam capazes de permanecer debaixo d’água por vários anos seguidos.

 

Saiba mais: História da Física - Leonardo da Vinci

Meios de Transporte - Home

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Ferramentas e Informações
 

Copyright 2013 História de Tudo. Todos os direitos reservados.