República Velha

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

República Velha
Promulgação da 1ª Constituição Republicana

República Velha ou Primeira República é o nome que se dá ao período da história do Brasil que vai da Proclamação da República, em 1889, até a Revolução de 1930. A República Velha é dividida em duas fases.

A primeira delas é denominada República da Espada (1889 – 1894). Nesta fase, o Brasil sofreu as primeiras mudanças após a Proclamação da República, teve a promulgação de sua primeira Constituição Republicana e viu o governo de seus dois primeiros presidentes: os militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Ambos governaram a nação brasileira com rigidez e reagiram com firmeza às diversas revoltas que surgiram na época e àqueles que defendiam a volta da monarquia.

A segunda fase da República Velha é chamada República Oligárquica (1894 – 1930). A mesma foi marcada pelo domínio das elites rurais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pela política café-com-leite, pelo coronelismo, entre inúmeras revoltas de cunho social.

A República Velha se findou em 1930, quando revoltosos descontentes com a política café-com-leite lutaram pela escolha de um novo governo, iniciando assim a Era Vargas.

República da EspadaProclamação da RepúblicaConstituição de 1891

República OligárquicaPolítica Café-com-leiteCoronelismoEra Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *