Pra Inglês Ver

Pra Inglês VerA expressão “pra inglês ver” é usada para designar algo para efeito de aparência, sem real validade.

A expressão “pra inglês ver” geralmente é usada para indicar algo que é feito “de mentira”, só para manter as aparências. A explicação mais provável a respeito da origem do termo prega que este surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos.

No entanto, todos sabiam que tais regras não seriam cumpridas: o tráfico continuou de todo jeito, ou seja, as leis foram aprovadas só “para inglês ver”.

Uma outra teoria que pode explicar a origem da expressão conta que os ingleses gostavam muito de vestir roupas de linho, hábito bem diferente da população local, que preferia os trajes de casimira. Assim, quando algum brasileiro resolvia usar trajes de linho, virava motivo de chacota: os outros diziam que aquela pessoa estava vestida “para inglês ver”.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Maycon Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Maycon
Visitante
Maycon

“Em 1914, a falta de um sistema de contabilidade apropriado deu margem à vergonha nacional: a Inglaterra recusou conceder empréstimo ao Brasil; o Ministro da Fazenda não pôde exibir aos emissários a documentação contábil do Tesouro para que as garantias oferecidas fossem verificadas.”

Um professor de Governamental I (em Ciências Contábeis), disponibilizou esse trecho em sua transparência.
Segundo ele, foram apresentados documentos forjados para conseguir um empréstimo (material para inglês ver).