Por que bocejamos?

por que bocejamos
Por que bocejamos?

Pode parecer uma definição meio incompleta ou simples demais, mas bocejo nada mais é do que o abrir e fechar involuntário da boca. Acontece que, quando bocejamos, nossos batimentos cardíacos são elevados significativamente e ocorre uma melhor oxigenação do cérebro.

Mas por que isso acontece? Na verdade, nem mesmo os cientistas sabem exatamente por que bocejamos ou qual é verdadeira função desse mecanismo.

Aqueles que creem no Evolucionismo afirmam que nossos ancestrais pré-históricos já costumavam abrir a boca para intimidar os seus inimigos e que, desta forma, nós acabamos herdando tal mania de uma forma ou de outra. Já para alguns cientistas, o bocejo teria a clara função de aumentar a quantidade de oxigênio em nosso corpo. Além dessas duas teorias, outra parte dos entendidos acredita que o bocejo, em tese, não teriam nenhuma função, servindo apenas como uma manifestação involuntária de tédio ou cansaço.

Mesmo sem saber qual é o real motivo de bocejarmos, uma coisa é certa: é grande a possibilidade de você bocejar também ao ver outra pessoa fazendo o mesmo ou ler algo relacionado ao tema, como esse artigo.

Saiba mais: Evolucionismo

Deixe um comentário

avatar