facebooktwittergoogle_plusmail

Plantation
Plantação de tabaco de acordo com o sistema plantation.

Plantation é um sistema de produção agrícola muito utilizado durante a colonização do continente europeu e que se tornou predominante na época do Brasil colonial. As bases deste método eram o cultivo de apenas uma espécie, ou seja, o uso da monocultura, além da utilização de grandes latifúndios e de mão-de-obra escrava.

O princípio do plantation visa destinar praticamente toda a produção para a exportação e o abastecimento do mercado externo. Por esse motivo, o sistema foi muito utilizado pelos europeus na colonização da América latina, região em que predominou o sistema de colônias de exploração, isto é, quando o interesse da metrópole é apenas o de lucrar com a exploração de recursos.

No Brasil, o plantation foi o sistema empregado no cultivo da cana-de-açúcar, café e borracha. Atualmente, alguns países, especialmente os subdesenvolvidos, ainda adotam tal sistema, embora não haja mais o uso de mão-de-obra escrava. Um exemplo citado por muitos historiadores do atual emprego do plantation no Brasil é o cultivo da cana, o qual tomou o lugar de inúmeros outros gêneros agrícolas em razão da necessidade de produção do etanol.

Deixe uma resposta