História do Piano

História do Piano
A história do piano começa por volta de 1700, quando o instrumento é criado por Bartolomeu Cristofori.

O piano é muito conhecido hoje em dia talvez por ter sido o principal instrumento usado por importantes músicos da história, como Mozart e Beethoven. Munido de um teclado geralmente composto por 88 teclas, o mesmo é um instrumento musical de corda percutida. O som é gerado pelo acionamento dos martelos de madeira, que percutem as cordas em seu interior.

O piano foi criado pelo inventor italiano Bartolomeu Cristofori, por volta de 1700. Cristofori procurou idealizar uma evolução do cravo, um instrumento bastante parecido com o piano, com a diferença de suas cordas serem tangidas por bicos de penas. A principal aspecto que diferencia os dois instrumentos é o fato de o piano ser capaz de emitir sons suaves ou fortes, de acordo com a intensidade que é tocado, enquanto o cravo, não. É aí que encontramos a origem da palavra “piano”, que em italiano significa “suavemente”.

Os primeiros pianos da história eram bastante precários. Em 1783, o instrumento sofreu uma grande evolução quando o inglês John Brodwood criou o pedal surdina e o pedal direito. Outro avanço se deu em 1821, com o francês Sébastien Erhard, o qual criou um mecanismo que permitia o toque de uma tecla repetidamente.

A segunda metade do século XIX serviu para o aperfeiçoamento e para a introdução destas novas ideias nos modelos fabricados. Durante o século XX, o piano já era um dos principais instrumentos musicais, uma consequência natural de sua versatilidade e grande aplicação na música ocidental.

Saiba mais: História do Teclado

Deixe um comentário

9 Comentários em "História do Piano"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Bernardo
Visitante

Eu achei que poderia falar um pouco mais da história

IsaLaBelle
Visitante

Mto bom, mas poderia ter algo mais resumido

Carlos
Visitante

Este site ajudou-me no trabalho de educação musical da minha filha!!

Isabella
Visitante

É muito legal isso interessante

Antônio
Visitante

Idéia muito original
Permite um ótimo conhecimento em síntese.
Uma opção à Wikipédia.

Sabrina Fernandes
Visitante

muito bom concordo com as fofoqueiras ?????

rayssa
Visitante

eu acho que as historis podia ter uma opção de resumir as historias

ana
Visitante

eu tbm acho

wpDiscuz