Home
Arte
Biografias
Brasil

Comidas e Bebidas

Curiosidades
Datas Comemorativas
Drogas

Economia

Educação
Eletrodomésticos
Eletrônicos
Esportes

Expressões Populares

Games
Higiene
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Informática
Meios de Transporte
Música e Instrumentos
Objetos
Pré-História

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral

Navegador português nascido em Belmonte, filho de família nobre e conhecido por ter descoberto o Brasil, tornado-o território de Portugal. Estudou humanidades, tendo ingressado na corte, como moço-fidalgo (1478). Nessa época era conhecido pelo sobrenome materno Gouveia, pouco se sabendo de sua vida.

Após o regresso de Vasco da Gama do Oriente, D. Manuel I entregou a Cabral o comando de uma outra armada com destino à Índia e ele partiu do Tejo (8/3/1500), com 13 naus e 1.500 homens, a maior frota até então enviada ao Oriente, com navegadores experientes como Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho.

A frota rumou para oeste, depois das ilhas de Cabo Verde, avistando a costa do Brasil a 22 de abril. No dia seguinte desembarcaram os portugueses no local que foi denominado Porto Seguro, hoje baía Cabrália, travando os primeiros contatos com os indígenas, a quem dispensaram tratamento humanitário.

A 2 de maio, deixou as terras do Brasil. Chegou a Calecute a 15 de setembro. Recebido pelo rei, pressentiu uma traição e atacou os mouros, de quem queimou dez naus ancoradas no porto, depois de matar cerca de 600 inimigos. Seguiu depois, em 24 de dezembro, para Cochim e Cananor, onde carregou as naus com pimenta e especiarias. Retornou a Portugal, aportando em Lisboa (21/7/1501).

Nomeado para o comando de uma nova expedição, durante os preparativos foi substituído por Vasco da Gama. Ainda foi nomeado cavaleiro do conselho régio (1518) e sem oportunidade para novas viagens, retirou-se para sua pequena propriedade perto de Santarém, onde morreu e foi sepultado na igreja da Graça.

Biografias - Home

 
Ferramentas e Informações
 

Copyright 2013 História de Tudo. Todos os direitos reservados.