Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Paleolítico
Ilustração: o homem do Paleolítico caçando um gliptodonte.

O Paleolítico compreende o período da história que vai de 2,7 milhões de anos até cerca de 10000 a.C. Nesta fase, o homem passou a utilizar a pedra lascada como instrumento principal. Isso foi de suma importância, pois é a partir desse momento que o mesmo passa a se diferenciar dos outros animais, usando sua capacidade racional para produzir suas próprias ferramentas.

Outro fator que marcou o período foi o domínio do fogo. Se não fosse o calor gerado pela combustão, o homem não sobreviveria a um clima tão frio, já que o Paleolítico foi marcado por intensas glaciações. Além do mais, o domínio do fogo permitiu um maior controle sobre os animais e uma significativa melhoria da qualidade de vida, uma vez que se tornou possível cozinhar os alimentos e iluminar o interior das cavernas.

Os homens desta época eram nômades e viviam em bandos. Tinham uma economia de subsistência, isto é, caçavam, coletavam e pescavam para sobreviver. Havia certa organização e divisão de trabalho entre homens e mulheres: estas eram responsáveis por atividades mais leves, como a coleta, e aqueles caçavam.

O homem do Paleolítico não acreditava em deuses, mas sim, em forças da natureza. Existem indícios de rituais funerários nesse período. No final do Paleolítico, o homem já morava efetivamente em cavernas e caçava animais de grande porte, como mamutes e renas.

Saiba mais: NeolíticoIdade dos Metais

Deixe uma resposta