História do Ônibus

História do Ônibus
A história do ônibus se inicia em 1826, quando um proprietário de casas de banhos de Nantes, França, tem a ideia de facilitar o transporte de seus clientes.

O ônibus, enquanto forma de transporte público, tem suas origens na cidade francesa de Nantes, em 1826. Sua história está atrelada à figura de Stanislav Baudry, um proprietário de casas de banhos públicos que teve a ideia de facilitar o acesso dos clientes às suas instalações, que eram muito distantes do centro da cidade e isso acabava atrapalhando os negócios. Desta forma, o francês criou, sob a autorização da municipalidade, um serviço de viaturas que ligava a região central do município à periférica Richebourg, onde ficava localizada suas propriedades.

O termo ônibus acabou sendo popularmente instituído para se referir ao meio de locomoção graças à chapelaria Omnes, local onde o serviço fazia seu ponto final e estacionava os veículos. Assim, foi feita uma espécie de jogo de palavras com o nome do estabelecimento e com o termo omnibus, proveniente do latim: Omnes Omnibus (tudo para todos).

De fato, a ideia de Baudry parecia ser tão promissora, que o empresário decidiu largar o negócio dos banhos públicos e investir exclusivamente na ramo do transporte coletivo, fundando em 1828 a Entreprise Générale des Omnibus em Paris, a primeira empresa de transporte da história do ônibus. Contudo, embora a nova companhia não tivesse concorrentes e fosse uma interessante novidade, o negócio acabou não dando muito certo.

Apesar do fracasso da companhia de Baudry, a ideia do ônibus como transporte coletivo foi sim um grande sucesso, tendo se espalhado por várias partes do mundo. Em Londres e Nova York, o primeiro serviço de transporte coletivo é datado de 1829. Entretanto, vale lembrar que o transporte criado originalmente na França era desempenhado por carroças. O primeiro ônibus movido à combustão foi desenvolvido somente em 1895, pelo famoso alemão Karl Benz.

De fato, a inédita e instantânea intimidade física que era praticamente imposta aos passageiros do serviço de ônibus se tornou uma realidade incrivelmente nova até mesmo para os mais liberais. Desta forma, pode-se dizer que o sistema de locomoção trouxe consigo consideráveis e novas experiências sociais para a sociedade da época.

Saiba mais: História do Trem

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Fabiulla NascimentoLidian franciscaKEFERA DE SOUZANana lucelia Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Fabiulla Nascimento
Visitante
Fabiulla Nascimento

gostei de mais

Lidian francisca
Visitante
Lidian francisca

muito bom esse site ja recomendei

KEFERA DE SOUZAN
Visitante
KEFERA DE SOUZAN

ajudou ate demais

ana lucelia
Visitante
ana lucelia

ajudou muito meu filho