História da expressão “OK”

okQual a origem do termo “Ok”?

Acredita-se que a expressão inglesa “Ok” (okay), mundialmente conhecida quando queremos dizer está tudo bem, tenha suas origens relacionadas com a Guerra da Secessão, nos Estados Unidos. Durante o conflito, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte, escreviam em uma placa 0 Killed (nenhum morto), expressando sua grande satisfação. Essa é a teoria “clássica” que sempre foi usada para explicar a origem do famoso “Ok”.

No entanto, recentemente o professor Allen Read, da Universidade de Columbia, fez uma completa pesquisa sobre a história do termo e chegou a uma curiosa conclusão: o “Ok” surgiu a partir de uma brincadeira. No início do século XIX, era comum que as pessoas criassem abreviações de expressões longas com as primeiras letras das palavras, algo parecido com o que fazemos hoje em dia.

Não se sabe por que, mas a expressão “OK” surgiu a partir da abreviação de oll korrect, uma versão propositalmente errada de all correct (tudo certo). Talvez o termo tenha se popularizado justamente pela ironia de indicar algo correto mesmo estando com uma grafia errada. A expressão ficou ainda mais popular após Old Kinderhook, um famoso candidato da época, ter criado o “O.K. Club”, algo que virou uma chacota nacional. Daí em diante não tinha mais jeito: o “Ok” havia caído definitivamente nas graças do povo.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz