História dos Óculos

História dos Óculos
A história dos óculos se inicia em 500 a.C, na China.

A referência mais antiga de um objeto semelhante aos óculos nos leva aos textos do filósofo chinês Confúcio, em 500 a.C. É válido ressaltar que alguns historiadores acreditam que nessa época tais objetos eram usados como formas de identificação social de uma pessoa que apresentava problemas mentais, enquanto outros dizem que os mesmos eram utilizados como forma de adorno. De qualquer forma, uma coisa é unânime: os óculos não tinham grau e não eram usados aos pares, como vemos hoje em dia.

Um importante avanço na história dos óculos foi dado no século I, período em que se começou o uso das primeiras lentes corretivas na Roma Antiga. Acredita-se que tenha sido o imperador Nero o grande idealizador deste avanço, pois o mesmo tinha dificuldades em enxergar as lutas dos gladiadores em ambientes muito claros. A lente de Nero era de vidro e tinha o fim de dar um maior conforto visual mediante a claridade. Já as lentes destinadas à correção visual eram feitas de pedras semipreciosas, como o berilo e o cristal de rocha.

O primeiro par de aros sustentados por rebites da história dos óculos – um arcaico protótipo do objeto como conhecemos hoje em dia – foi desenvolvido na Alemanha, em 1270. Entretanto, foi um modelo criado posteriormente na cidade de Florença o grande sucesso de vendas e popularidade na época, aspecto que leva muitos a acreditarem que tenham sido os italianos os inventores dos óculos.

Entretanto, as peças feitas nesse período ainda eram muito desconfortáveis. As melhorias nesse sentido foram desenvolvidas somente em épocas posteriores: no século XVII surgiram as hastes que permitiam apoiar os óculos sobre as orelhas e a partir do século XX foram criados os plásticos sintéticos, os quais resultaram no surgimento de inúmeros tipos de armações, cada vez mais leves e adaptáveis.

Saiba mais: Civilização Romana

Deixe um comentário

2 Comentários em "História dos Óculos"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Enrique
Visitante

Olá, uma pequena correção. Os textos de Confúcio, na verdade, datam de 500 ac e não 5000 ac. Abrç

wpDiscuz