Período Neolítico

Período Neolítico
Durante o Neolítico se iniciou a divisão do trabalho e a diferenciação social.

Também denominado Idade da Pedra Polida, o Neolítico é um período da Pré-História que compreende o espaço de tempo entre 12000 e 4000 a.C. Tal nome foi dado em referência ao fato de que, nesta fase, o homem aprendeu a polir pedras e fabricar instrumentos mais eficientes, como machados, lâminas de corte, serras, entre outros.

Nesse período, o homem pré-histórico deu um dos passos mais importantes para seu desenvolvimento ao descobrir a agricultura. Assim, encontrou uma nova forma diferente e relativamente não esgotável de obtenção de alimentos, deixando de ser nômade para ser sedentário, isto é, passando a ter um habitat fixo. Os primeiros grupos e aldeias foram criados nas proximidades dos rios, visto que as terras dessas regiões eram mais férteis.

O clima da Terra no Neolítico era bastante diferente do Paleolítico. De fato, a crosta terrestre se aqueceu, findando a Era Glacial. Isso permitiu a formação de rios e desertos. Foi nessa fase que se iniciou a divisão do trabalho e a diferenciação social. Os homens se dedicavam à caça e as mulheres à agricultura e educação das crianças. Também surge as formas rudimentares de comércio.

O homem do Neolítico utilizava os métodos de trocas, uma vez que a moeda ainda não havia sido criada. Além disso, este desenvolveu técnicas de tecelagem, a roda e a tração animal, inovações que facilitaram bastante sua vida. Uma vantagem destes avanços tecnológicos foi a utilização de roupas de lã negra e pele de cabra.

Saiba mais: PaleolíticoIdade dos MetaisHistória da Moeda

Deixe um comentário

4 Comentários em "Período Neolítico"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Jackson Domingos Conforme
Visitante

bom saber isso

Jackson Domingos Conforme
Visitante

Isso foi muito bom, pois encontrei o que eu queria

Anselmo Benvindo Chiuissa
Visitante

Isso é tão importante que me ajudou muito com as respostas da que eu queria

maria eduarda
Visitante

antigamente erra muito bom e ruim

wpDiscuz