História da Motocicleta

História da Motocicleta
A história da motocicleta começa em 1885, quando o alemão Gotlieb Daimler inicia seu novo projeto.

Em razão de sua praticidade, economia de combustível em relação a outros meios de transporte e precisão, a motocicleta é um meio de transporte bastante usado atualmente. De forma bem simples, uma moto é uma bicicleta que não funciona à tração humana, mas sim, com um motor elétrico que faz as rodas girarem, proporcionando a locomoção.

O conde francês Sivrac desenvolveu a primeira bicicleta da história, denominada celerífero. Após isso, muitos aprimoramentos foram feitos em cima do invento, como a instalação de um eixo vertical que permitia guiar o mesmo ou a transmissão por corrente, desenvolvida mais tarde pelo inglês Lawson.

De fato, a motocicleta surgiu com o alemão Gotlieb Daimler, o qual pode ser considerado o “pai das motos”. Daimler, após ser demitido da empresa em que trabalhava, usou o dinheiro da indenização recebida para investir em seu próprio projeto. Juntamente com seu colega Wilhelm Maybach, o alemão trabalhou em uma oficina improvisada no quintal de sua casa. Gotlieb Daimler e Wilhelm Maybach desenvolveram um motor de 264 centímetros cúbicos, com meio cavalo de força e 500 rotações por minuto, dimensões inéditas para a época.

Após algumas correções feitas no motor, decidiram o colocar em um veículo. Em razão de sua simplicidade e baixo custo, acabaram resolvendo colocá-lo no biciclo, uma modificação do antigo celerífero. Em agosto de 1885, Daimler registrou a patente da motocicleta, batizando o invento de Einspur.

A partir daí, diversas modificações foram sendo feitas em cima da ideia do alemão, pois embora esta tivesse sido a base para o desenvolvimento das motocicletas, era muito diferente do que conhecemos hoje em dia: o produto final mais parecia uma motoca para crianças.

Em 1894, os alemães Heinrich Hildebrand e Alois Wolfmuller criaram motores mais potentes, chegando à velocidade de 60 km por hora. Os irmãos franceses Werner também aprimoraram o invento, inclusive lhe dando o nome motocyclette, o qual conhecemos até hoje. Em 1897, na Inglaterra, surgiu a primeira moto de competição, o que aumentou ainda mais a popularidade das motocicletas.

Saiba mais: História da Bicicleta – História do Carro

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz