História da Lâmpada

Lâmpada

Sem sombra de dúvidas, podemos dizer que as lâmpadas incandescentes foram umas das maiores invenções de toda a história, pois acabaram substituindo os lampiões a gás, os quais eram bastante perigosos, poluentes e apresentavam uma luminosidade relativamente limitada. Além disso, abriu caminho para o desenvolvimento da eletrônica e a criação posterior de outros importantes inventos.

Embora diversos cientistas tenham contribuído para tal descoberta desde o início do século XIX, foi o norte-americano Thomas Edison o criador das lâmpadas. O grande desafio por trás da mecânica destes dispositivos era o de tentar manter o filamento incandescente durante a transmissão da corrente elétrica. Para isso, era preciso achar um material ideal.

Edison, considerado criador de 1093 inventos, tentou diversos tipos de materiais, ligas metálicas e até o bambu. O sucesso veio quando o mesmo teve a ideia de utilizar um filamento fino de carvão a alto vácuo, em 1879. Mesmo tendo uma durabilidade limitada – os filamentos das lâmpadas de hoje em dia são elaborador a partir do tungstênio – foi um grande progresso.

Após registrar sua patente, o norte-americano logo começou a vender as lâmpadas para o uso doméstico em todos os Estados Unidos, fundando a Edison Electric Light Company. Após vencer uma grande batalha judicial, em 1890, Thomas Edison finalmente conseguiu provar nos tribunais a autoria de seus trabalhos. Algum tempo depois, a empresa do norte-americano acabou se fundindo com uma grande companhia do ramo, dando origem à multinacional General Eletric (GE).

Deixe um comentário

14 Comentários em "História da Lâmpada"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
jeane silva
Visitante

amei me ajudouu mt no trabalho da escola

Jorge pereira
Visitante

me ajudou mt tbm

ketlin zanetti
Visitante

Quem, foi o autor desse texto ?

SER-HUMANINHO
Visitante

MUITO LEGAL. AJUDOU-ME MT NA PESQUISA. CONTINUE ASSIM. VCS SAO MT ESPERTOSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!

Alexandre Arruda
Visitante

Gostaria de saber que é autor desta publicação

anabela
Visitante

tambem acho

Giovanna
Visitante

Ajudou muito com meu trabalho de escola

capolo cardoso
Visitante

mas eu queiro saber quem enventou

Ivan
Visitante

Legal! Continuem com o bom trabalho

Leticia
Visitante

me ajudou mt

gggg
Visitante

muito interessante

mahhuaay@hotmail.com
Visitante

lollllllllllllllllllll brutal

wpDiscuz