Imperialismo

imperialismoCharge sobre o imperialismo: a Inglaterra como um grande polvo, tomando as riquezas de suas colônias.

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra imperialismo significa “expansão ou tendência para a expansão do poder político e econômico de uma nação ou Estado sobre outro”. Desta forma, podemos concluir que imperialismo é a execução de uma influência social, política, econômica e cultural demasiadamente grande de um país sobre o outro.

O imperialismo foi algo marcante no final do século XIX, época em que os avanços tecnológicos gerados pela Revolução Industrial resultaram em um grande aumento de produção. Como consequência disso, surgiu a necessidade de se expandir o mercado consumidor de tais produtos, sem contar a óbvia urgência na obtenção da maior quantidade de matérias-primas possível.

Diante disso, as grandes potências industriais da época começaram a exercer atitudes imperialistas. Assim, partiram para regiões da África, Ásia e Oceania com o fim de obter mais mercados consumidores, matérias-primas e mão-de-obra barata. Em suma, queriam lucrar com a exploração de todas as riquezas disponíveis. Foi dessa forma que países industrializados, como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e França começaram a formar grandes impérios econômicos.

O pretexto usado pelos países imperialistas era o de estarem levando ciência e progresso para os povos explorados. A ganância e a louca disputa por mais dinheiro e poder acabaram resultando em diversos conflitos e desencadeando históricas rivalidades entre as potências imperialistas, fato que inclusive foi o principal motivo da Primeira Guerra Mundial.

Saiba mais: Revolução IndustrialPrimeira Guerra Mundial

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
yay
yay
22 de março de 2018 15:42

yayy