Imperialismo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Imperialismo

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra imperialismo significa “expansão ou tendência para a expansão do poder político e econômico de uma nação ou Estado sobre outro”. Desta forma, podemos concluir que imperialismo é a execução de uma influência social, política, econômica e cultural demasiadamente grande de um país sobre o outro.

O imperialismo foi algo marcante no final do século XIX, época em que os avanços tecnológicos gerados pela Revolução Industrial resultaram em um grande aumento de produção. Como consequência disto, surgiu a necessidade de se expandir o mercado consumidor desses produtos, e mais, surgiu a necessidade de se obter mais matérias-primas.

Diante disto, as grandes potências industriais da época começaram a exercer atitudes imperialistas. Assim, partiram para regiões da África, Ásia e Oceania com o fim de obter mais mercados consumidores, matérias-primas e mão-de-obra barata, ou seja, queriam o lucro. Desta forma, países industrializados como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e França começaram a formar grandes impérios econômicos.

O pretexto usado pelos países imperialistas era o de estarem levando ciência e progresso para os povos explorados. A ganância e a louca disputa por mais dinheiro e poder resultaram em diversos conflitos, desencadeando significativas rivalidades entre as potências imperialistas, fato que foi o principal motivo da Primeira Guerra Mundial.

Saiba mais: Revolução IndustrialPrimeira Guerra Mundial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *